Alimentação balanceada e dieta restritiva: qual é mais milagrosa?

Diego
26 de março de 2018
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A busca pelo corpo perfeito tem levado muita gente a cometer um erro que acaba contribuindo para um efeito inverso em relação a qualidade de vida: as dietas restritivas.

Ao deixar a alimentação balanceada de lado, o organismo acaba sofrendo em razão da falta de nutrientes, abrindo espaço para o chamado efeito sanfona, sem falar em várias consequências que podem até mesmo causar graves doenças.

Para auxiliar você a perder peso de uma maneira consciente, vamos mostrar neste post pontos negativos das dietas restritivas e as vantagens de conciliar alimentação saudável com a prática de atividades físicas, o conjunto ideal para uma vida equilibrada!

Conheça os pontos negativos das dietas restritivas

Nomes não faltam para tantas dietas restritivas que prometem resultados rápidos em um curto espaço de tempo.

Saiba que o corpo humano tem um funcionamento muito equilibrado e que acaba sofrendo quando é colocado em situações radicais.

Como na maior parte desses casos o cardápio fica pobre em nutrientes, o metabolismo acaba sentindo uma mudança drástica. A glicose existente nos músculos diminui, o que explica a queda no peso.

No entanto, a gordura corporal tem pouca redução, contribuindo para um ganho rápido do que foi perdido.

Além disso, as dietas restritivas afetam ainda o aspecto psicológico de quem se desafia, causando irritabilidade, aumento da ansiedade e problemas na concentração.

Com isso, é muito comum o surgimento da compulsão após o período restritivo, trazendo de volta os mesmos padrões de comportamento, ou seja, a ingestão de alimentos pouco saudáveis em grande quantidade e o consequente ganho de peso.

Por isso, nada melhor do que uma mudança no estilo de vida, que leva mais tempo, mas traz resultados eficazes e saudáveis.

Alimentação saudável: a chave de uma vida equilibrada

Para quem quer perder peso sem afetar a saúde como um todo, nada melhor do que o auxílio de um profissional especializado.

É preciso seguir uma dieta rica em nutrientes, como frutas, verduras e legumes, aprender a ter disciplina alimentar para comer em horários adequados, além de auxiliar tudo com a prática de atividades físicas.

Geralmente, a mudança no comportamento leva, em média, três meses para começar a trazer os primeiros resultados.

No entanto, é permanente, já que o organismo estará trabalhando adequadamente, de acordo com as modificações estabelecidas ao longo do tempo.

Dessa maneira, você conquista a longo prazo, já que a perda de peso será de uma maneira saudável, abrindo espaço para novos prazeres, o que modifica consideravelmente o seu estilo de vida, resultando em mais equilíbrio e harmonia.

Seguindo as orientações descritas por seu nutricionista, a sensação de saciedade após as refeições será notória, evitando os velhos padrões alimentares, muitos baseados na compulsão.

Além da perda de peso, o metabolismo começa a funcionar melhor, trazendo mais disposição para as atividades diárias e também o fortalecimento do sistema imunológico, o que evita muitas doenças.

Tendo esta devida consciência, muitos aspectos melhorarão em sua vida, ou seja, vale mais a pena se esforçar por um maior período de tempo e ter resultados muito mais duradouros. Pense nisso e viva melhor!

E você, já descobriu os prazeres de uma alimentação saudável? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a não cair na tentação das dietas restritivas!