Como se preparar para uma audição de ballet? Veja 5 dicas!
Concurso,  Dicas,  Todos

Como se preparar para uma audição de ballet? Veja 5 dicas!

A audição de ballet é um momento muito importante e estressante na carreira de um bailarino. Por isso, para ter os melhores resultados é preciso um bom preparo, tanto físico quanto emocional.

Os critérios para a seleção quase sempre são subjetivos, mas o bailarino deve demonstrar, além de qualidade técnica, versatilidade e inteligência. Então, está ansioso para o grande dia? Confira 5 dicas valiosas para ir bem na audição de ballet!

1. Pesquise a companhia de dança

Conhecer a companhia é essencial para entender qual é o estilo artístico abordado por ela. Além disso, lembre-se de que cada companhia é única, então, fazer testes para todas as que aparecerem pode não ser o mais indicado.

Busque aquela como que você mais se identifica. Procure saber mais sobre os seus coreógrafos e a rotina de treinos, para descobrir se é realmente o que você procura. Assistir a apresentações no palco também é uma boa forma de conhecer o trabalho da equipe.

2. Alimente-se bem

Muitos bailarinos acreditam que conseguirão mudar o corpo poucos dias antes das audições, e acabam entrando em dietas radicais. Mas essa é uma péssima escolha, pois fará com que você chegue no teste cansado e sem energia.

A melhor maneira de se preparar é optar por uma alimentação equilibrada, com proteínas suficientes, gorduras boas, vegetais e pouco açúcar. Conheça com antecedência quais alimentos fazem você se sentir mais leve e com mais energia, e não se esqueça de beber água frequentemente durante a audição.

3. Faça treinos específicos para a audição

Saber o que será esperado de você na audição é a melhor forma de elaborar treinos específicos e obter êxito. Então, pergunte a companhia quais são os requisitos para a capacitação e quais movimentos, estilos e técnicas serão solicitados, e elabore seus treinos para aperfeiçoar essas habilidades em particular.

4. Vista-se adequadamente

Demonstrar disciplina e asseio é fundamental para passar uma boa impressão. É comum, por exemplo, que as companhias exijam uma vestimenta padronizada para os testes. Nesses casos, siga à risca o que for solicitado.

Caso não receba nenhuma instrução, opte pela base preta, collant e calça, e prenda bem o cabelo para afastá-lo do rosto. Além disso, suas roupas devem estar sempre muito limpas, e você não deve vestir nada que chame mais atenção do que a sua dança.

5. Sorria e não fique tímido

Por mais nervoso que você esteja, não deixe que isso transpareça no seu rosto. Mantenha a cabeça erguida e sorria durante a sua performance. Lembre-se do quanto você ama o que faz e deixe que os juízes percebam que você está no controle de seus movimentos, animado e feliz em fazer parte da equipe.

Controlar essa ansiedade em uma audição de ballet não é tarefa fácil, mas é fundamental para conseguir passar segurança e impressionar os juízes. No geral, prepare-se com antecedência, tenha uma boa noite de sono, alimente-se bem e você conseguirá brilhar e encantar, demonstrando todo o seu talento!

Então, gostou das nossas dicas para arrasar nas audições? Aproveite para conferir também como escolher os melhores produtos de ballet e o que levar em conta antes de adquiri-los!

banner coleção dix evidence balletPowered by Rock Convert