293150-conheca-x-beneficios-da-danca-do-ventre
Danças,  Todos

Conheça 5 benefícios da dança do ventre!

Fazer atividades físicas é essencial para conquistar um corpo e mente saudável. Por isso, a dança do ventre pode se mostrar um excelente exercício que, além de desenvolver a parte física, também auxilia na autoestima e aceitação corporal. Seus pontos positivos são muitos e a dança pode ser praticada por todas as faixas etárias, inclusive na terceira idade.

Essa modalidade de dança milenar, com forte influência árabe, é uma prática essencialmente feminina. Na qual, a bailarina aprende a valorizar a própria beleza e feminilidade. Quer conhecer todos os benefícios da dança do ventre antes de começar suas aulas? Confira neste post a seguir.

1. Melhora a flexibilidade

Essa modalidade trabalha todo o corpo, ativando principalmente glúteos, coxas e abdômen, melhorando a flexibilidade e a força. Além disso, auxilia na circulação sanguínea e é um excelente exercício cardiovascular.

A dança do ventre também estimula a movimentação de fluídos pelo corpo, lubrificando cartilagens e articulações, melhorando a osteoartrite e ajudando no combate às dores da fibromialgia.

2. Corrige a postura

É comum que os postos de trabalho e uso constante de celulares, por exemplo, façam com que nossa postura fique prejudicada, provocando dores nas costas, ombros e pescoço. A prática do exercício, contudo, é de grande auxílio na correção da postura, buscando manter a coluna alinhada e melhorando o equilíbrio.

Por trabalhar cada parte do corpo separadamente, também, auxilia na coordenação motora, na fluidez dos movimentos e elimina nódulos de tensão provocados pelo estresse e má postura.

3. Promove a aceitação corporal

A dança do ventre é uma prática muito inclusiva e não busca apenas mulheres com o corpo perfeito, pelo contrário, não existem cobranças e a bailarina aprender a valorizar e sentir-se feliz com o próprio corpo.

Existe, por isso, uma melhora significativa na autoestima, impulsionando a sensualidade e feminilidade, incentivando o destaque das qualidades individuais de cada dançarina.

4. Desenvolve a saúde feminina

Os movimentos ondulatórios realizados durante a dança são muito benéficos para o corpo da mulher. Eles atuam com uma massagem nos órgãos internos, aliviando cólicas menstruais, sinais da TPM, intestino preso e, até mesmo, preparando o corpo para a gravidez e as dores do parto.

Além disso, aumenta a irrigação sanguínea na região pélvica, garantindo maior prazer sexual e trabalha a região do períneo, prevenindo as disfunções urinárias.

5. Desenvolve a concentração

Essa modalidade também é um ótimo exercício para desenvolver a concentração, agilidade mental e noção espacial. Além de trabalhar no intelecto musical, por meio de tempos e ritmos. Por fim, a dança do ventre estimula a criatividade, incentivando a dançarina a improvisar, valorizando sempre a espontaneidade e comunicação de cada indivíduo.

Ela é realizada, principalmente, com movimentos circulares dos quadris equilibrados com movimentos delicados das mãos. A bailarina utiliza bastante acessórios, como lenços e adereços, e o visual é parte importante da performance.

A dança do ventre é uma arte milenar e apresenta muitos benefícios para o corpo e autoestima, melhorando sua saúde e resistência física, auxiliando na autoaceitação da imagem de uma forma leve e descontraída.

Agora, você já conhece os benefícios da dança do ventre e pode começar suas aulas quanto antes. Gostaria de entrar de cabeça no mundo da dança? Descubra qual estilo combina mais com você.

banner coleção dix evidence balletPowered by Rock Convert