260242-dancing-ball-saiba-mais-sobre-essa-danca
Danças,  Dicas,  Todos

Dancing ball: saiba mais sobre essa dança!

 

Cada vez mais modalidades fitness surgem para aumentar suas opções na hora de escolher uma atividade física para praticar.

Hoje em dia, milhares de profissionais associam modalidades diferentes para trazer novidades e se reinventar. Tudo isso para atrair sua atenção e fazer com que, mais do que praticar um exercício, você possa se divertir e ter um momento de prazer.

Pensando nisso, foi criada uma modalidade chamada dancing ball. Neste texto, vamos apresentar para você o que é esse tipo de dança fitness, como funciona, seus benefícios, entre outras curiosidades interessantes. Boa leitura!

O que é dancing ball e como funciona?

Dancing ball é uma modalidade de dança fitness que associa a bola suíça (uma grande bola feita para a prática de exercícios físicos no pilates) com passos de dança. É uma aula divertida com o objetivo de movimentar todo o seu corpo.

Por mais complicado que pareça, a prática do dancing ball é bastante simples. Cada aluno utiliza de uma bola suíça e, basicamente, tem de seguir a coreografia que foi previamente criada por um instrutor. A aula tem duração média de 50 minutos.

A princípio pode parecer difícil e você pode sentir um pouco de medo de cair da bola, mas pode ficar tranquilo, a atividade é segura e em alguns minutos você já se sente mais seguro.

O professor trabalha com vários ritmos durante a aula, como músicas latinas, funk, samba, country, dance music, street dance, sertanejo, entre outros hits do momento. Assim, a aula fica extremamente criativa e dinâmica.

Quais os benefícios do dancing ball?

São inúmeros os benefícios de praticar essa modalidade, vamos listar algumas para você.

Ajuda a emagrecer

Durante uma aula de dancing ball você pode perder até 600 calorias, dependendo da duração da aula e da intensidade do treino.

Tonifica seus músculos

A aula exige concentração e tonificação dos músculos. É preciso estar com o abdômen contraído e com as pernas firmes. Isso faz com que trabalhe a região central do seu corpo (abdômen e lombar) e tonifique suas pernas, principalmente as coxas.

Melhora o condicionamento cardiovascular

Por ser um treino intenso, em que você estará constantemente em movimento, ele acelera seus batimentos cardíacos, fortalecendo a musculatura do coração. Assim, seu condicionamento cardiovascular aumenta, melhorando também sua pressão arterial.

Trabalha o equilíbrio e coordenação

Sendo a bola um objeto instável, quem pratica o dancing ball trabalha muito o equilíbrio. Além disso, ao unir passos de dança ao controle com a bola sua coordenação motora melhora consideravelmente.

Proporciona bem-estar mental

Além do bem-estar físico, fazer aulas de dancing ball é um ótimo exercício para seu bem-estar mental. As aulas são divertidas e dinâmicas, por isso você melhora a autoestima, conhece novas pessoas, dorme melhor, aumenta sua produtividade, entre vários outros benefícios mentais.

O dancing ball é uma inovação que você não pode deixar de conhecer. Procure um lugar que ofereça essa modalidade e conheça na prática os benefícios dessa modalidade que cresce cada vez mais.

É importante consultar seu médico para saber se você possui alguma restrição. Geralmente, apenas grávidas, pessoas com problema de coluna não controlada e as que possuem mais de 60 anos devem evitar. No mais, é só se divertir!

Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro das melhores informações sobre o mundo da dança? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!