302974-nao-cometa-os-x-erros-ao-comprar-sapatilha-de-bailarina-infantil
Dicas,  Todos

Não cometa os 4 erros ao comprar sapatilha de bailarina infantil

Ela é essencial para a execução correta dos movimentos e garante que a bailarina não escorregue nem se machuque durante a aula. Na hora de comprar uma para a sua pequena, é preciso ficar atento a alguns detalhes para garantir o máximo de conforto e a durabilidade.

São tantas opções disponíveis que fica difícil saber qual a mais indicada. Por isso, nós listamos os principais erros cometidos ao comprar a sapatilha de bailarina infantil e o que você deve considerar antes de fazer o seu pedido.

1. Comprar um número incorreto

Escolher o número certo para a sapatilha é essencial para evitar bolhas e calos e garantir que a pequena bailarina consiga executar os movimentos de forma confortável. Ao fazer a compra, certifique-se de que a criança está com os dedos relaxados, o pé totalmente acomodado e sinta o chão normalmente.

Alguns professores recomendam que você compre uma sapatilha de um ou dois números maior do que o dos calçados. Contudo, isso não é regra, e o tamanho pode depender do material. Sapatilhas de couro sintético, por exemplo, costumam ser mais apertadas. No primeiro momento, as sapatilhas podem parecer pequenas, mas, com o uso, elas costumam ajustar-se bem ao tamanho do pé. Nunca compre números grandes para a sua filha, pensando no crescimento do pé, pois isso pode fazer com que a criança tenha uma torção e se machuque.

2. Deixar de lado o material

Outro ponto que deve ser considerado é o material com que o calçado é fabricado. As opções mais encontradas no mercado são:

  • couro sintético ou napa — são mais baratas e fáceis de limpar, mas não deixam o pé respirar tanto e, por isso, apresentam mau cheiro com frequência. Não são muito duráveis e rasgam com maior facilidade;
  • lona — são mais resistentes, confortáveis e duráveis e podem ser lavadas. São pouco flexíveis, por isso, é preciso comprar o número correto;
  • couro — são mais caras, porém muito resistentes, confortáveis, flexíveis e duráveis. Deixam o arco do pé mais bonito e oferecem boa tração para saltos.

A cor da sapatilha deve sempre acompanhar a da meia-calça, para que exista uma linha visual contínua da perna para o pé. As cores claras são as mais indicadas, pois facilitam a visualização dos movimentos pelo professor. Normalmente, nas aulas de ballet, são indicadas as sapatilhas cor-de-rosa.

3. Não verificar o nível para o qual a sapatilha é indicada

Muitas pessoas não se atentam para o fato de que existem sapatilhas mais específicas para cada nível de bailarino. No caso das crianças e iniciantes, a mais indicada é a sapatilha com sola inteira. Elas são mais resistentes e ajudam a bailarina a trabalhar a força dos pés. Para os intermediários e avançados, a meia ponta ideal é a com sola dividida, em formato de ovinhos, que facilita esticar a ponta, proporciona mais estabilidade e valoriza o arco do pé.

Além das sapatilhas de meia ponta, existem também as opções de ponta para bailarinas avançadas. No caso de crianças, antes de subir na ponta, é preciso respeitar algumas condições, como:

  • idade da bailarina;
  • tempo de formação;
  • força nos pés e pernas;
  • alinhamento e postura correta;
  • maturidade emocional;
  • dedicação;
  • avaliação do professor.

É comum que a criança tenha muita vontade de subir na ponta e se sinta ansiosa por esse momento. Contudo, somente o professor poderá avaliar quando a bailarina estará preparada para fazer a transição.

4. Não se atentar à credibilidade da loja

Por fim, é importante fazer a compra da sapatilha de bailarina infantil em um local confiável. Procure por uma loja especializada em produtos de dança, que trabalhe com marcas reconhecidas no mercado e tenha uma política de trocas clara.

A Evidence Ballet está há mais de 10 anos no mercado e oferece uma gama de produtos com qualidade superior e o melhor atendimento. Nossa loja virtual atende a todo o Brasil, e você pode receber sua sapatilha com muito mais comodidade. Acesse nosso site e conheça nossos produtos!

banner coleção dix evidence balletPowered by Rock Convert