Conhece a dieta cetogênica? Saiba agora todas a suas vantagens!

Diego
20 de março de 2017
0 177 views

Você sabia que existe uma dieta que utiliza a gordura do próprio organismo como fonte de energia? Conhecida como cetogênica, dispensa a ingestão de carboidratos e açúcar branco, influenciando em bons resultados na busca pela perda de peso.

No entanto, é preciso ter muita disciplina já que o cardápio diário sofre várias mudanças, eliminando os alimentos que podem ser prejudiciais ao metabolismo.

Quer conhecer um pouco mais sobre a dieta cetogênica? Então venha conosco e não pare de ler este post!

O que é a dieta cetogênica?

O nome pode soar como algo complicado, mas não se engane: a cetogênica é bem simples e o nome é proveniente de cetose, um estado do metabolismo que queima gordura de maneira natural.

Isso acontece quando acabam as fontes de glicose ou açúcar provenientes da alimentação.

Ao quebrar as gorduras em ácidos graxos e glicerol, elas acabam sendo transformadas em corpos cetônicos no fígado, ou seja, é dessa energia que o corpo irá se apropriar para a obtenção de força voltada ao seu devido funcionamento.

Ao combater os efeitos negativos da gordura no organismo, a dieta acaba tendo uma ligação direta com o bem-estar e, consequentemente, com a qualidade de vida, influenciando na busca constante por uma alimentação saudável.

Que vantagens existem nesta dieta?

A exclusão de alimentos ricos em carboidratos e açúcar, como arroz, pão francês, doces em geral, refrigerantes, batata, macarrão, leite e iogurtes, entre muitos outros, contribui para a queima de gordura de uma maneira natural.

Com isso, haverá um equilíbrio nas calorias ingeridas, tendo um resultado ainda mais eficaz e rápido quando conciliada com a prática de atividades físicas.

No momento em que o seu organismo se adaptar a funcionar com gorduras boas e proteínas, certamente ele vai entrar em cetose natural, abrindo espaço para o aumento da estrutura muscular.

Mas existem algumas restrições na dieta cetogênica: pessoas com mais de 65 anos ou que tenham propensão a doenças cardiovasculares, insuficiência hepática ou renal e pacientes em tratamento com cortisona não devem se arriscar.

Inclusive, mesmo que você não esteja dentro deste rol, é aconselhável buscar a orientação de um profissional especializado antes de iniciar esta ou qualquer outra dieta.

Além disso, como os carboidratos são importantes no organismo para equilibrar os níveis de glicose, muita gente utiliza a cetogênica por um período de tempo pré-determinado.

Há também aqueles que optam pelo regime em ciclos, como por exemplo, alternando entre semanas com e sem carboidratos ou estipulando dois dias da semana para consumir o que foi cortado, enfim, tudo de acordo com as metas a serem alcançadas.

Que alimentos ajudam no sucesso da dieta cetogênica?

Quem entra na dieta cetogênica terá uma alimentação rica em proteína e gorduras, ou seja, o cardápio estará recheado de carnes, peixes, ovos, frutas, legumes e verduras, amendoim, nozes, avelã, castanha, queijos, iogurtes sem açúcar, embutidos, como linguiça e bacon, além de azeite, óleo de coco, manteiga, margarina, incluindo sementes de girassol e linhaça.

É importante deixar claro que a ingestão de frutas deve ocupar pelo menos quatro momentos do seu dia, podendo variar o seu cardápio com sucos, uma salada de frutas, um abacate, enfim, use a criatividade para não se desmotivar!

Gostou da dieta cetogênica? Leve este post para mais pessoas compartilhando o conteúdo em suas redes sociais! Com certeza alguém vai se interessar pelo assunto!