Descubra o que é cambré e como melhorá-lo

Diego
7 de maio de 2018
0 80 views

Você sabe o que é cambré? Antes de dar dicas de como executá-lo, vamos explicar sobre esse movimento. A palavra que dá nome a ele significa arqueado, ou seja, o movimento que consiste em dobrar o corpo na parte da cintura, para a frente, para trás ou para os lados, com a cabeça sempre acompanhando a direção dos braços.

Um bom cambré é aquele realizado com força e flexibilidade. Por isso, alguns exercícios e dicas são importantes para fortalecer o corpo e ter mais alongamento para executá-lo com maestria. Hoje, você vai conferir algumas dicas para melhorar seu cambré. Acompanhe!

1. Tenha cuidado para não exagerar

É comum que a vontade de realizar um movimento perfeito seja tanta, que a bailarina acabe por exagerar na execução do exercício, podendo até se machucar. Como o cambré exige um bom alongamento, ele deverá ser aperfeiçoado aos poucos, até se chegar ao resultado desejado.

Prepare-se, respeite seu corpo e não se compare com outras bailarinas, pois cada uma tem um tempo. O importante é fazer exercícios e preparar o corpo para se alongar bastante.

2. Faça exercícios de alongamento

Os exercícios de alongamento são a parte mais importante no processo de realização do cambré. Sempre que possível, faça os movimentos a seguir para soltar a musculatura e prepará-la para os movimentos do ballet.

Curve as costas para cima

Deitada, com a barriga para baixo, empurre o chão com as mãos e suba os troncos, com as mãos posicionadas sempre na linha dos ombros. Fique 30 segundos nessa posição e alongue o máximo que conseguir. Depois, sente-se sobre o joelho e leve as mãos à frente, abaixando a cabeça e alongando a coluna.

Alongue pernas e coluna

Outro exercício importante para se preparar para o cambré é o alongamento das pernas e da coluna. Sentada com as pernas unidas e bem esticadas, leve os braços para a frente, tocando os pés. Fique nessa posição quanto tempo conseguir. Depois, descanse e repita por mais três vezes.

Faça exercícios de alongamento para o tronco

Deite-se com a barriga para baixo e, com as pernas unidas, peça para uma colega sentar-se sobre elas. Depois, estenda os braços nas laterais e suba o tronco. Fique nessa posição por 30 segundos. Descanse e repita mais três vezes.

3. Melhore sua postura no dia a dia

A postura é uma das características mais marcantes da bailarina. Por isso, é importante buscar sempre melhorá-la, já que estar sempre com a coluna ereta ajuda a manter os músculos trabalhando e facilita na hora de fazer os movimentos, inclusive o cambré.

Uma bailarina que não tem uma postura correta no dia a dia tem mais dificuldade para realizar os movimentos, que precisam de técnica e da coluna no lugar para serem bem executados. Por isso, invista em exercícios de alongamento e força abdominal, como o pilates.

Depois de descobrir o que é cambré e como realizá-lo com sucesso, você pode perceber que alongamento e postura são os grandes segredos para sempre aperfeiçoar sua performance como bailarina. Seja perseverante e atenta aos detalhes e logo vai perceber uma melhora significativa em seus movimentos!

E você, já sabe fazer um bom cambré? Conte para nós o que ajudou você a desenvolvê-lo!

 

Evidence - Minimal - Avatar