Por que a hidratação é essencial na prática da dança?

Evidence Ballet
3 de abril de 2017
0 113 views

É indiscutível a importância da água para o bom funcionamento do corpo humano. E a hidratação na dança é ainda mais importante, pois a atividade física exige cuidado com a quantidade de água que é consumida diariamente.

Neste post, você vai conferir os benefícios da hidratação antes, durante e após a prática da dança e quais são os principais benefícios que o consumo de água pode trazer ao seu organismo. Continue a leitura:

Ajuda a prevenir e a curar lesões

Pode parecer que não, mas a água é uma importante aliada na cura e na prevenção de lesões comuns no meio da dança. Com o aumento do consumo do líquido, a circulação sanguínea funciona melhor, e as toxinas são expelidas pelo corpo em maior quantidade.

Isso faz com que o seu organismo aproveite melhor os nutrientes — algo que, entre tantos benefícios, ajuda a curar processos inflamatórios, acelera a cicatrização e ajuda na reconstrução da pele e dos músculos.

Mantém o bom funcionamento dos rins

Os rins trabalham filtrando o sangue e as impurezas do seu corpo. Para que ele desenvolva o seu papel, a água precisa estar presente em abundância. Caso contrário, ele fica sobrecarregado e pode começar a tornar o processo de filtragem mais lento e falho.

Dentre os malefícios que essa falta provoca, está o aparecimento de pedra nos rins, a pressão alta, entre outros problemas relacionados à insuficiência renal.

Promove a desintoxicação do organismo

Comer frutas e fibras e não tomar água o suficiente pode trazer o efeito contrário. Afinal, as fibras só funcionam quando há líquido suficiente para que elas sejam transportadas e realizem a sua função desintoxicante.

Dessa forma, uma alimentação equilibrada — com a ingestão de 2 a 3 litros de água — pode resultar em um corpo menos inchado e livre de toxinas.

Aumenta a energia e a concentração

A dança é, certamente, uma das atividades em que a concentração precisa estar 100% presente para que a execução dos movimentos seja perfeita e para que você consiga memorizar as sequências.

A água também ajuda o dançarino nesse aspecto: desidratado, o seu corpo precisa trabalhar mais para bombear o sangue, que fica mais grosso e circula lentamente. Por isso, o cérebro começa a trabalhar mais devagar e, consequentemente, a concentração e a energia ficam reduzidas.

Lembre-se de se hidratar entre as pausas durante as aulas e também antes e depois das atividades.

Auxilia na manutenção do peso

A dança exige que o corpo do dançarino seja maleável. Por isso, estar acima do peso pode significar maior dificuldade para realizar algumas coreografias. Além de ajudar na desintoxicação e fazer com que você elimine mais toxinas por meio da urina, o hábito de beber água pode ajudar na perda de peso.

Com a quantidade certa de água no organismo, o seu intestino funciona melhor e você fica seguro para realizar os movimentos da sua coreografia com mais facilidade.

Os benefícios da água são inúmeros, e a hidratação na dança é fundamental tanto para a saúde quanto para se desempenho na atividade. A média para o consumo indicado pelos médicos é de 2 a 3 litros de água por dia, mas é importante procurar seu nutricionista para estabelecer os valores indicados para o seu peso, a sua idade e as suas necessidades físicas.

Você já sabe que a água é uma poderosa aliada para seu sucesso na dança, certo? Agora, confira a importância da alimentação saudável na prevenção de lesões e melhore a sua performance!.