Como escolher o sapato correto para dança de salão?

Diego
22 de maio de 2017
0 215 views

Dançar é incrível e você não quer que um momento tão libertador seja arruinado por conta de uma má escolha, não é? Por isso, no post de hoje selecionamos dicas essenciais para te ajudar a escolher o melhor sapato para dança de salão.

Um bom sapato faz toda a diferença na hora de dançar e você precisa compreender a real função dele. Como os pés são a base de tudo, precisam estar confortáveis ao mesmo tempo em que permancem firmes. Para isso, existem algumas dicas para acertar no calçado. Anote aí:

1. Prefira um sapato com salto baixo

Sim, você pode (aliás, deve) usar salto para dançar! Porém, ele precisa ter a medida necessária para que você mantenha a postura e consiga uma boa desenvoltura. Para a dança de salão, os saltos podem começar em três centímetros e a altura máxima recomendada é de oito centímetros.

O salto é importante, pois, naturalmente, acaba-se fazendo o movimento de elevação da parte traseira do pé. Então o sapato de salto é um auxiliar nessa função, ajudando a distribuir o peso de melhor forma sobre todo o pé e aumentando o equilíbrio e a tranquilidade nos movimentos.

2. Evite usar salto fino

Agora que já falamos como o salto ajuda na dança de salão, precisamos salientar que, pelo menos para essa categoria de dança, a espessura fina é uma inimiga. Isso porque ela não permite tanta segurança e estabilidade como o salto quadrado.

Os saltos muito finos não permitem uma distribuição de peso justa e acabam sobrecarregando a frente do pé, muitas vezes causando lesões, como a joanete.

3. Observe a qualidade do solado

Se você faz aula de dança de salão, sabe como a sola do calçado vai ser muito usada, não é mesmo? Então, comprar um sapato de qualidade também envolve uma atenção especial para o seu solado.

Evite solas de borracha, pois elas não permitem que os pés deslizem tanto quanto a dança pede. Alguns dos materiais indicados para essa parte do calçado são a camurça e o feltro espesso.

4. Escolha um sapato firme nos pés

A estrutura e as tiras que firmam o calçado ao pé são essenciais para que você tenha a sensação de que ele faz parte do seu corpo. É por isso que os sapatos estilo boneca são os mais usados nos estúdios de dança de salão, pois têm uma composição reforçada e ideal para os passos do ritmo.

5. Só compre quando se sentir segura

Na questão do salto você já sabe: encontre a altura ideal e opte por um salto mais grosso que equilibre bem o peso entre antepé e retropé. No quesito modelagem, escolha um calçado que envolva bem o pé e deixe-o firme.

Depois de ler as dicas anteriores você já sabe que só deve mesmo comprar o sapato se acreditar que ele realmente vai te deixar segura na hora da prática. Compre no final da tarde, quando os pés estão mais inchados. Assim, você não vai ser pega de surpresa com calçados apertados no meio da dança.

Curtiu as nossas dicas de como escolher o seu sapato para dança de salão? Então assine nossa newsletter para receber mais dicas incríveis sobre dança e bem-estar!