Carreira no Ballet: como seguir seu sonho?

Diego
31 de outubro de 2016
0 2.663 views

Quem vive o mundo da dança e, mais precisamente o do ballet, sabe que é um espaço de muito trabalho, muito envolvimento e dedicação, mas também envolto por uma aura de sonho e fantasia.

Quantas pessoas não desejam transformar essa paixão em uma carreira? Se você é uma delas, a boa notícia é que é super possível investir no ballet e encontrar formas incríveis para fazer dele o seu trabalho.

O que estudar?

Para se iniciar uma carreira no ballet, mais do que prática e talento, é preciso muito estudo. Além das aulas de dança que você provavelmente já frequenta, saiba que existem faculdades que oferecem curso superior em dança. Não é incrível?

Normalmente são quatro anos de curso, que misturam a teoria com a prática. Você vai estudar história da arte, anatomia, fisiologia e, claro, ter uma visão bem completa sobre todas as modalidades de dança.

É uma forma muito interessante de ingressar no mercado, uma vez que se configura como um diferencial frente a outros dançarinos que têm apenas um conhecimento prático.

Além de tudo é super interessante para enriquecer a sua experiência e apresentar um olhar mais completo sobre esse universo tão apaixonante.

Qual o perfil de um bailarino?

É claro que cada profissional tem a sua personalidade e os seus traços individuais mais marcantes, mas é fato que algumas características são desejáveis para quem quer transformar o ballet em carreira.

Para começar, claro, é necessário muita disciplina. Isso porque um bailarino ou bailarina precisa de muitas e muitas horas de treino para alcançar o sucesso e os movimentos perfeitos. Você sabe disso melhor do que ninguém, não é?

Além disso, para todos aqueles que vão trabalhar no mundo da arte, é recomendada uma dose de ousadia e coragem: para experimentar, arriscar e sair do lugar-comum. Geralmente, os melhores resultados vêm dessas experimentações e buscas.

Por fim, podemos falar da sensibilidade para perceber a beleza em cada movimento e para transformar o corpo em um instrumento de trabalho único e muito poderoso.

Onde atua?

A carreira de um bailarino profissional pode seguir vários rumos e vai depender bastante de seus objetivos e interesses. Além do mais conhecido, que é atuar como parte do corpo artístico de uma grande companhia, é possível trabalhar como assistente em montagens, como preparador de elenco, como professor e como coreógrafo.

São vários os caminhos que um profissional pode seguir na construção de sua carreira na dança e é possível, inclusive, que as atividades mudem de acordo com o passar dos anos. Por exemplo, para chegar a ser a bailarina principal de um grande teatro, é quase certo que você vai precisar atuar como professora e assistente por alguns anos. O importante é perceber que tudo é aprendizado e faz parte do seu desenvolvimento.

E então? Está pronta para seguir o seu sonho? O ballet pode ser uma oportunidade incrível para você e lhe trazer muitas realizações e conquistas. Com planejamento e bastante dedicação é super possível construir uma carreira de sucesso.

Pense bem sobre os seus sonhos e tome aquela decisão que vai te fazer mais feliz e realizada! Que tal compartilhar esse texto nas redes sociais, para que todos possam entender um pouco melhor a sua paixão e, quem sabe, até embarcar junto nessa aventura?