6 benefícios do ballet para a saúde

Diego
28 de julho de 2016
0 877 views

O ballet é uma das danças mais completas para quem deseja fazer uma atividade física intensa e ao mesmo tempo prazerosa. Se você foge da musculação, mas é apaixonado por arte e música, a dança é o exercício ideal para você. Pensando nisso, no post de hoje falaremos sobre os benefícios do ballet para sua saúde. Acompanhe nossa lista com 6 motivos para se dedicar às aulas.

Autoestima e autoconhecimento

Saúde mental é um tópico tão importante quanto a saúde física. Uma vez que você se entrega para a dança, aprende novos movimentos e explora mais sua capacidade de aprendizado, você passa a conhecer suas limitações e meios de superá-las, além de se tornar mais ciente sobre seu eu.

Quando você se conhece mais e busca melhorar a cada dia, fica mais seguro e, consequentemente, eleva sua autoestima. Além disso, a dança está entre as atividades que liberam endorfina, a substância do prazer, o que é ótimo para um dia estressante ou um momento delicado.

Elasticidade

O ballet é uma dança que exige movimentos amplos e precisos e membros muito bem alongados, pois a flexibilidade é um componente essencial para uma técnica perfeita.

A flexibilidade é um benefício muito importante para o corpo, pois previne dores e encurtamento muscular e ainda promove fortalecimento. Músculos tensos podem provocar dores em dias de estresse, além de afetar movimentos cotidianos a medida que envelhecemos.

Postura

Uma postura elegante pode alterar completamente as figuras na dança. Uma ótima lição para levar ao seu dia a dia, principalmente, para pessoas que passam muito tempo frente ao computador ou têm o mau hábito de se sentarem inadequadamente.

A coluna alinhada protege as articulações e pode prevenir muitas doenças sérias de coluna que podem prejudicar a qualidade de vida, impossibilitar a prática de exercícios e em casos mais graves, até mesmo dificultar a locomoção.

Equilíbrio

O equilíbrio é essencial para realizarmos movimentos, como subir escadas ou evitar quedas. Aperfeiçoe seu centro gravitacional dançando. Muitas danças exigem movimentos com giros que podem ir do simples ao ousado. Esse é o caso do ballet. É possível aprender mais sobre como se equilibrar e ter consciência do seu próprio corpo, através de técnica e concentração.

Respiração

Assim como em diversas atividades físicas, o ballet exige muito esforço físico e, por isso, é preciso aprender a respirar com precisão e utilizar o diafragma ao seu favor. Inspirar e expirar na hora correta, dará ao dançarino muito mais resistência e perfeição nos movimentos.

Emagrecimento e definição muscular

Algumas danças podem te fazer perder mais de 400 calorias por aula. E o melhor: se divertindo. No geral, a dança fará você queimar algumas calorias de forma saudável e sem muitos sacrifícios ou dores, como acontece nas academias. Os dançarinos de ballet também são famosos por terem uma definição impecável dos músculos, o que é essencial para a sustentação corporal.

Depois de ler tudo isso, deu para entender porque dançar é tão bom, não é mesmo? Se você também é apaixonado por dança, compartilhe este artigo sobre benefícios do ballet para a saúde nas suas redes sociais e ajude os seus amigos!