Ballet Fitness: conheça os benefícios desta nova febre nas academias

Evidence Ballet
20 de fevereiro de 2016
0 5.844 views

Unir os movimentos de uma dança clássica a exercícios localizados de ginástica é a proposta da nova modalidade que vem fazendo sucesso nas principais academias do País, o Ballet Fitness. O método, que foca na tonificação muscular e perda de peso, é destinado a mulheres e homens dispostos a suar a camisa, ou melhor, o collant. Nesse post, você vai descobrir quais são os seus principais benefícios para o corpo e entender por que essa modalidade vem atraindo tantos adeptos. Confira!

Sucesso nas academias

Com mais de mil exercícios, que mesclam movimentos clássicos de balé com ginástica localizada, e até mesmo ioga, o ballet fitness é a nova febre das academias. É cada vez mais comum ver atrizes, e donas de corpos invejáveis, como Grazi Massafera, Flávia Alessandra, Tais Araújo e Julia Faria, compartilhando suas aulas em fotos e vídeos nas redes sociais.

Com foco em exercícios como agachamentos, flexões e abdominais (realizados no solo ou na barra) aliados à isometria e a movimentos de dança, as aulas costumam ser dinâmicas e com batidas musicais mais animadas. Os principais resultados são o fortalecimento e definição do abdômen, dos membros superiores, e, principalmente, das pernas, além do aumento da flexibilidade e coordenação motora.

Com apenas meia hora de prática é possível queimar cerca de 790 calorias e diminuir, em um curto período, a gordura localizada em áreas como barriga, parte interna das coxas e bumbum, que levam mais tempo com outras formas de atividades.

Atividade democrática

A modalidade é ideal para qualquer um que deseje participar de uma atividade física mais dinâmica e obter os mesmo benefícios de outros tipos de exercícios ou esportes Sua prática costuma ser bem democrática, sem contraindicação de idade ou tipo físico. Também não é preciso ser um dançarino profissional ou praticar exercícios há muito tempo para começar no Ballet Fitness.

Suas aulas são voltadas para pessoas que precisam definir o corpo ou para as que desejam melhorar a respiração, a postura e o condicionamento físico. A única exigência é que o aluno entenda as suas limitações, vá para as aulas com disposição e com um “dresscode” do ballet tradicional – como collant ou malha (para os rapazes), meias ou sapatilhas de meia ponta.

Benefícios para o corpo e para a autoestima

Para mulheres ou homens, que não se sentem motivados pela ginástica, ou que, por alguma limitação física, não podem praticar musculação, a modalidade é uma excelente opção para perder peso e definir todo o corpo, em um curto período de tempo – a depender da quantidade de aulas semanais, que podem ser de duas a três, com duração de uma hora.

O Ballet Fitness é capaz ainda de aumentar a flexibilidade, força e resistência cardiovascular, e principalmente a autoestima dos praticantes, por trazer movimentos que unem a leveza e sensibilidade de uma dança clássica, com a alegria e o dinamismo de aulas que dificilmente se repetem.

E você, já conhecia essa nova febre das academias? Compartilhe com a gente nos comentários!

Veja também a linha de Ballet Fitness da Evidence