Como escolher a sapatilha de ponta perfeita?

Diego
22 de agosto de 2016
0 1.160 views

Conseguir fazer um bom trabalho de pontas é lindo e muito gratificante! Mas, para chegar lá, é preciso escolher a sapatilha certa para seus pés. Infelizmente, muitas acabam perdendo um bom tempo com as sapatilhas de ponta erradas, o que influencia muito na forma como trabalhamos nossos pés e no resultado.

Assim sendo, no post de hoje, daremos algumas dicas para te ajudar a escolher a sapatilha de ponta perfeita e minimizar os erros. O segredo é conhecer bem a anatomia e as características dos seus pés. Não existe uma sapatilha que seja perfeita para qualquer pessoa, por isso, busque se conhecer bem antes de fazer sua escolha!

Veja abaixo algumas características que vão fazer a diferença nesse momento:

Força dos pés

A força dos seus pés influencia muito nessa escolha. Nem sempre ela está ligada à experiência: algumas pessoas possuem pés fortes mesmo não tendo feito um trabalho de pontas extensivo.

Por isso, caso você ainda não conheça bem a força dos seus pés, busque experimentar três modelos diferentes (um para iniciantes, um mediano e um mais reforçado) e veja na loja como eles se encaixam no seu pé.

Calce todas e observe como o arco é formado na palmilha. Ele não deve ser um arco muito forte, já que temos que levar em consideração que a sapatilha vai “quebrar” com o tempo, se moldando aos seus pés.

Ou seja, se você já conseguir formar um arco perfeito logo de cara, significa que essa sapatilha é muito fraca para você e provavelmente você deverá utilizar uma mais reforçada. Faça o teste até encontrar a melhor opção.

Largura dos pés

A largura dos pés é outro item de atenção na hora de escolher suas sapatilhas. Afinal, uma sapatilha de box largo em pés finos deixará os pés folgados dentro dela, sem dar a firmeza necessária para o movimento. Ao mesmo tempo, uma box curto em pés largos causa uma dor insuportável na hora de fazer a ponta.

Nesse momento, vale a técnica do teste também. Procure calçar os dois tipos de sapatilhas e ver qual fica mais confortável para o formato dos seus pés.

Colo do pé

Há quem relacione colo de pé com força de pé, mas não necessariamente quem tem um colo protuberante terá mais força na hora de realizar o movimento. Por isso, na hora de escolher sua sapatilha, essas duas coisas devem ser analisadas separadamente.

O colo de pé influencia no tipo de decote da sua sapatilha. Para quem tem muito colo de pé, sapatilhas que têm o decote alto são a melhor opção, já que esta característica ajuda a conter os pés para que seu corpo não saia do eixo.

Já quem tem pouco colo de pé deve optar por sapatilhas com decote baixo. Isto porque este tipo de decote permite que seu colo seja mais exposto e tenha mais liberdade para se desenvolver.

A escolha errada, além de prejudicar seu desempenho, pode levar a lesões, causando danos nos músculos e nas articulações. Além disso, uma sapatilha mal escolhida pode levar à sobrecarga nos joelhos, quadris e colunas. Por isso, pense bem na hora de escolher sua sapatilha de ponta e fique atenta a qualquer sinal de dor nestes lugares!

E você, já teve alguma experiência ruim com uma sapatilha? Conta pra gente nos comentários!