Dança e pilates: entenda os benefícios dessa combinação!

Diego
16 de janeiro de 2017
0 229 views

Quem procura por alguma atividade física certamente também busca por sentir-se melhor consigo mesmo, equilibrando corpo e mente. Para sair da rotina e variar os exercícios, é sempre importante combinar mais de uma modalidade que, além de deixar você mais animada por alternar as atividades, ajuda a trabalhar o maior número de músculos do corpo com movimentos diferentes.

Nesse caso, misturar dança e pilates, por exemplo, pode ser uma excelente forma de perder alguns quilos e ainda se divertir com exercícios de fortalecimento.

Atualmente, existem aulas que já mesclam as duas modalidades em uma só sessão, queimando muitas calorias e combinando técnicas de movimento e expressão corporal com exercícios do pilates.

No post de hoje, você verá alguns benefícios que a combinação dessas duas atividades pode trazer para você e ter muitos motivos para começar a se exercitar agora mesmo. Acompanhe!

A combinação entre dança e pilates ajuda a emagrecer

Na aula de Horton Technique, técnica criada em Nova Iorque já disponível no Brasil, é possível queimar até 950 calorias em apenas uma hora. A atividade consiste em unir os princípios da dança e do pilates, trazendo uma sequência de exercícios que trabalham o equilíbrio, a força e também o alongamento, melhorando sua flexibilidade.

Nenhum acessório é utilizado durante a aula. Os exercícios são feitos usando somente o peso do próprio corpo, ativando os músculos e trabalhando a maior parte deles, tornado-se, assim, um exercício completo que ajuda muito na perda de peso com qualidade, já que as calorias são gastas ao mesmo tempo em que a força é trabalhada.

Portanto, o emagrecimento acontece minimizando as chances de deixar aquela flacidez indesejada.

Promove o equilíbrio e a concentração

Quem já pratica a dança sabe que o equilíbrio e a concentração são dois dos principais pontos para conseguir acertar alguns passos e ser preciso nos movimentos mais complexos. O pilates, nesse ponto, pode ajudar muito a conquistar essas virtudes.

O praticante de pilates tem como premissa o foco no movimento. Como as posições exigem equilíbrio, ter concentração total no que se está fazendo é primordial e isso só acontece com a prática. Aos poucos, cada exercício vai exigindo mais e mais concentração e equilíbrio, o que pode ajudar muito na dança e também na vida, já que corpo equilibrado influencia diretamente em uma mente saudável.

Trabalha os músculos

Como você já viu acima, a dança e o pilates são exercícios que se complementam e podem ser muito interessantes para quem deseja dar uma boa esculpida no corpo. No método Xtend Barre são combinados passos de ballet clássico com princípios do pilates.

A aula encanta os apaixonados pela leveza, sincronia e sequência de passos do ballet aliada às técnicas de respiração, concentração e força que o pilates exige. Trabalhando de forma dinâmica, o Xtend Barre trabalha principalmente os glúteos, abdômen e braços, fortalecendo esses músculos e ainda eliminando entre 400 e 500kcal por hora.

A combinação de dança e pilates pode ser uma ótima opção para quem deseja aliar a atividade aeróbica da dança, que traz prazer e leveza com seus movimentos, à força e ao equilíbrio que o pilates propõe.

Dessa forma, os exercícios ajudam você a perder os quilinhos indesejados e ainda trabalha o fortalecimento da musculatura, importante para prevenir doenças futuras nos ossos e fugir da flacidez. Que tal experimentar?

E então, você já fez alguma modalidade que mescla a dança e pilates? Conte como foi sua experiência, deixando o seu comentário!