O que comer antes de dançar? Dá uma olhada nessas dicas!

Evidence Ballet
4 de julho de 2016
0 879 views

Das crianças à terceira idade, dançar faz muito bem para o corpo e para a alma. Os movimentos ritmados fortalecem os músculos, ativam a circulação sanguínea e melhoram a postura. Mas esses benefícios podem ficar em segundo plano se o organismo não receber os nutrientes necessários antes das aulas de dança.

Nosso corpo precisa de energia para funcionar e essa energia vem dos alimentos ingeridos. Mas se na hora de dançar as reservas estiverem baixas, a performance da bailarina pode ficar comprometida. Por isso mesmo é muito importante fazer uma refeição balanceada antes dos ensaios.

Quer saber qual é a alimentação adequada para uma bailarina antes de ir para aulas de dança? Confira as principais recomendações para comer antes de dançar:

Por que comer corretamente?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender a importância da alimentação balanceada para o bom funcionamento do organismo. Durante a atividade física, o corpo demanda mais energia do que o normal. Se estiver nutrido corretamente, não haverá problemas. O organismo conseguirá ter a energia necessária para exercer a atividade.

Mas se não houver reserva suficiente, o corpo não terá como desempenhar todas as suas funções de forma satisfatória. E aí virá aquela sensação de fadiga, falta de fôlego, fraqueza… Também há o risco de hipoglicemia — baixo nível de açúcar no sangue, que pode provocar tonturas e até desmaios. E nenhuma bailarina quer sentir-se mal durante os ensaios, não é?

O que comer antes de dançar?

A principal fonte de energia para o organismo é o carboidrato. Ele ajuda a manter o pique e evitar o desgaste físico. As proteínas e as gorduras boas também devem estar presentes nas refeições das bailarinas. Dessa forma, haverá melhora no fortalecimento muscular e menor risco de lesões. Em quantidades adequadas, cada grupo alimentar tem papel fundamental na nutrição do organismo.

Para carregar as energias antes de dançar é melhor apostar em carboidratos complexos, como pão integral, aveia e batata-doce. No quesito proteínas, escolha alimentos com baixo teor de gordura como atum e peito de frango. Um sanduíche de atum e cenoura no pão integral ou uma banana amassada com canela e aveia é gostoso e fornece os nutrientes necessários. A banana ainda tem um benefício a mais: é rica em potássio, um mineral que ajuda a evitar as temidas câimbras.

Se preferir um lanche mais leve, as frutas são mesmo ótimas aliadas. Uma salada de frutas com mel e sementes de chia, ou frutas picadas com iogurte natural, mata a fome e dá bastante energia. Também é interessante adicionar algumas oleaginosas, como castanha-do-pará, nozes e amêndoas. Elas ajudam a dar mais saciedade e são fonte de gorduras boas.

Um detalhe importante: lembre-se de se alimentar com certa antecedência. O ideal é comer de uma a meia hora antes do início da atividade. Com esse intervalo, o corpo consegue digerir melhor os alimentos e absorver os nutrientes.

O que evitar?

A primeira coisa na hora de se alimentar é evitar excessos. Comer muito antes de uma atividade física pode causar indigestão e náuseas. Também é melhor deixar de lado alimentos muito gordurosos e com alto teor de açúcar. Ou seja, fuja do refrigerante e da batata frita!

Bebidas isotônicas devem ser consumidas com moderação. E para quem prefere se exercitar em jejum aqui vai o alerta: pode ser muito perigoso! A perda de foco e a fadiga podem provocar lesões graves. Sem contar que, sem a energia necessária, seu organismo pode retirar nutrientes dos músculos, causando a perda de massa muscular.

Alimente-se bem para conseguir resultados cada vez melhores nas aulas de dança! Comer antes de dançar ajuda a evitar lesões, falta de fôlego, dores e estresse. Alimentar-se de forma inadequada pode atrapalhar o desempenho da bailarina e prejudicar o andamento das aulas.

Outra dica importante: a hidratação deve ser levada a sério. Beber água antes, durante e depois das aulas de dança é fundamental para manter o corpo em sua plenitude. Gostou das dicas? Conte para a gente aqui nos comentários qual seu lanche pré-treino favorito!

Evidence Ballet- Coleção Capsula 3 - Banner ecommerce 2