Confira 4 dicas mais importantes para a sua primeira aula de ponta!

Participar da primeira aula de ponta é o sonho de toda bailarina iniciante, porém, além de ansiedade e expectativa, esse momento também traz muitas dúvidas e inseguranças. Afinal, como escolher a sapatilha certa e o que fazer para que as primeiras aulas não sejam tão dolorosas? Para ajudar você a passar por essa transição tão importante de forma mais tranquila e confortável, listamos 4 dicas poderosas que podem ser executadas durante a preparação.

Ficou curiosa sobre o assunto? Então, continue a leitura!

1. Adquira uma sapatilha de qualidade

O primeiro passo antes de iniciar suas aulas é adquirir a sapatilha de ponta. Nesse momento, é importante fazer a escolha com cuidado e, se possível, pedir ajuda para seus professores. A sapatilha deve servir perfeitamente no seu pé, sem ficar muito apertada ou muito larga.

É importante ter em mente que muitos fatores influenciam na escolha da sapatilha certa, por exemplo, o formato do pé, a força, a flexibilidade e o peso da bailarina. Por isso, a sapatilha da sua amiga pode não dar tão certo para você. O mais indicado, portanto, é experimentar antes de adquirir. Consulte as marcas disponíveis e procure recomendações. O calçado precisa ser resistente e confortável, por isso, certifique-se de que o material tem uma boa qualidade.

2. Escolha bem os acessórios de proteção

Existem acessórios desenvolvidos especialmente para minimizar o desconforto nos pés, por isso, não tenha medo de apostar neles. No mercado, você pode encontrar dedeiras e ponteiras de diversos materiais, como espuma, tecido, silicone e gel. Na hora de escolher a sua, vale a pena experimentar alguns tipos para ver com qual você se adapta melhor. Além disso, é importante que a ponta tenha fitas e elásticos para que fique bem estável no pé, dando firmeza e sustentação.

3. Mantenha as unhas bem cortadas para não machucar

Outra dica para fazer suas primeiras aulas sem tanto desconforto é manter as unhas sempre curtas. Evite cortar os cantinhos para que elas não encravem e, caso note algum machucado ou inflamação, procure um podólogo. Se, mesmo utilizando ponteiras, você ainda assim sentir desconforto nos dedos, a dica é protegê-los com esparadrapo na hora das aulas.

4. Amoleça sua sapatilha de ponta

Quando a sapatilha é nova ela ainda é muito rígida, o que faz com que a bailarina sinta dificuldades em subir na meia-ponta. Assim, é preciso amaciá-la nas primeiras aulas para que o calçado se adapte melhor ao formato e à curvatura do seu pé. Caso note que os exercícios de barra não são suficientes para amolecer adequadamente a ponta, você pode pedir ajuda ao seu professor para dobrar a sola de forma que não prejudique a sapatilha.

A primeira aula de ponta é um momento muito aguardado na vida de toda bailarina iniciante. Por isso, é fundamental buscar por uma sapatilha de boa qualidade para que a experiência seja positiva.

A Evidence Ballet produz e distribui artigos e acessórios para dança há mais de 8 anos e conta com uma linha de produtos de extrema qualidade. Conheça nossa loja virtual e encontre a sapatilha de ponta perfeita para você.

Collant - Evidence Ballet