Qual a melhor sapatilha de ballet para iniciante?

Quer começar o ano praticando uma nova atividade, mas não sabe qual a sapatilha de ballet iniciante mais indicada para você? Na hora da escolha, é importante ficar de olho no material e nos modelos oferecidos para encontrar as melhores opções.

Neste post, nós apresentamos os tipos de sapatilhas de meia-ponta mais usados por iniciantes e quais as suas particularidades. Quer ficar craque no assunto? Então, continue a leitura!

Sapatilha de lona com sola inteira

A sapatilha de sola inteira é a mais básica e usada por iniciantes. Ela é confeccionada em um tecido fino e conta com uma sola de couro ou camurça que vai do calcanhar até a ponta do pé. Normalmente, esse tipo de sapatilha é feito de lona, portanto, são mais resistentes e ajudam a trabalhar a força dos pés. No entanto, a desvantagem fica na estética, isso porque elas não deixam os pés tão bonitos quanto uma sapatilha com sola dividida.

Outro detalhe importante desse tipo é que, normalmente, elas não apresentam diferenças entre o pé direito e o esquerdo e é necessário que o bailarino molde a sapatilha com o tempo. Para isso, a dica é escrever, por dentro, quais os lados e usar sempre a mesma em cada pé até que o formato esteja moldado.

Sapatilha de couro sintético com forro

Os modelos de couro sintético ou napa são as opções mais baratas para quem está no início. É possível encontrar sapatilhas desse material com a sola dividida, no entanto, é mais comum que elas contem com solas inteiras. Vale ressaltar que o material é menos durável e mais frágil que a lona e, além disso, costuma ficar com mau cheiro. A vantagem é a facilidade de limpeza.

Na hora da escolha, vale a pena optar por modelos que contem com forro de TNT, o que trará mais conforto ao bailarino e ajudará na absorção do suor. Vale dizer também que esse tipo de sapatilha é indicado para iniciantes e crianças e não valoriza tanto o pé. Portanto, conforme a evolução do bailarino, será necessário optar por modelos mais justos e maleáveis, como as opções com strech e elastano.

Sapatilha de lona com sola dividida

Também confeccionadas em lona, esse modelo conta com um solado dividido no formato de dois ovinhos, o que proporciona mais mobilidade, estabilidade e conforto, além de permitir que o professor consiga visualizar melhor o colo do pé do aluno. Por conta do tecido, esse tipo de sapatilha suja com mais facilidade que as confeccionadas em materiais sintéticos, no entanto, podem ser lavadas.

O mais indicado é que, conforme o iniciante melhore e se desenvolva nas aulas, ele troque a sapatilha de sola inteira pela de sola dividida. Isso porque a segunda opção permite uma maior movimentação do pé e facilita na hora de esticar a ponta. Além disso, a sola dividida valoriza o colo do pé, deixando a estética mais agradável.

Na hora de escolher sua sapatilha de ballet iniciante é importante ficar atento aos materiais e modelos para encontrar a opção que atende melhor à sua necessidade, tanto em relação à qualidade quanto em questão de valores.

A Evidence Ballet conta com um portfólio completo de produtos e capricha na fabricação para atender todas as suas demandas. Acesse nosso site e conheça todos os modelos disponíveis.