Os 5 melhores cuidados de beleza para bailarinas

Diego
12 de setembro de 2016
0 1.620 views

Leveza, suavidade, classe e elegância. Esses são alguns dos adjetivos que representam uma bailarina profissional. Sobre os palcos, elas encantam e emocionam a plateia com sua coreografia delicada, dando um show de equilíbrio sobre a ponta dos pés. Mas, para tudo sair conforme o esperado, existem vários cuidados de beleza que essas dançarinas precisam ter diariamente.

A rotina intensa de treinos deve prepará-la fisicamente para as apresentações. Apesar de os cabelos e a pele precisarem estar sempre impecáveis frente ao público, nos bastidores, a bailarina também deve ter seus rituais e cuidar da saúde. Todos esses cuidados vão garantir uma performance respeitável e uma bela aparência! Confira nossas dicas:

1. Cabelos

O coque é uma tradição no ballet clássico, e isso não é à toa. Ter de ajeitar os fios de cabelo caindo no rosto durante as apresentações tira um pouco do glamour e ainda atrapalha a execução dos movimentos, como giros e saltos.

Portanto, o penteado mais usado pelas bailarinas é funcional e prático. Utilize-o também nos treinos, pois ele permite que você visualize melhor sua postura durante a dança.

Para manter os cabelos bonitos, não abra mão das hidratações e use produtos específicos para o seu tipo de cabelo, seja ele liso, cacheado ou crespo.

2. Pele

A pele da bailarina deve ser sempre bem-cuidada, livre de manchas e com aspecto saudável. A hidratação diária é fundamental para manter o aspecto sedoso que vai se destacar sobre os palcos.

O filtro solar também deve ser usado diariamente para proteger a pele contra manchas, rugas e doenças de pele. Lave sempre o rosto antes de dormir e jamais durma de maquiagem. Outro cuidado de beleza é fazer uma esfoliação periódica, que vai retirar as células mortas.

3. Maquiagem

Por falar em maquiagem, ela deve estar presente sempre nas apresentações. Um bom rímel à prova d’água e um delineador de qualidade vão marcar bastante o olhar, deixando a dança ainda mais bela.

Nos treinos, você não precisa usar base, por exemplo, pois a probabilidade de ela borrar com o suor é grande.

4. Pés

Eles são os pilares das apresentações e por isso merecem muita atenção das bailarinas. Após as aulas, tome um banho massageando os pés na água morna e em seguida use um bom creme hidratante. Se os pés estiverem doloridos, o que é muito comum, descanse-os em uma bacia de água morna com sal grosso. Os cremes de mentol também podem ajudar a aliviar as dores.

Mantenha as unhas sempre curtas no formato que for mais indicado para seu pé, evitando assim as unhas encravadas. Para reduzir as bolhas e calos, hidrate bastante os pés e não tente furá-los quando surgirem. No dia a dia, é melhor evitar sapatos desconfortáveis. Para os treinos, uma sapatilha de qualidade é imprescindível.

5. Alimentação

Beber muita água e ter uma dieta balanceada — rica em verduras, frutas e legumes e pobre em alimentos gordurosos — é fundamental para todo o corpo da bailarina. As vitaminas e nutrientes são importantes para deixar até mesmo cabelos, unhas e pele mais saudáveis.

Organize seu tempo para encaixar esses rituais simples na sua rotina diária. Seguindo todos esses cuidados de beleza, as bailarinas estarão sempre prontas para brilhar na ponta dos pés, seja nos treinos, seja nos palcos.

Curtiu as dicas? Conte-nos quais são seus rituais de beleza como bailarina!