Fitness x Wellness: Redirecione seu treinamento e foque na saúde

Diego
25 de dezembro de 2017
0 87 views

Trabalhar, estudar, cozinhar, limpar a casa, ir ao mercado, cuidar da saúde, do cabelo, da alimentação e ainda dedicar algum tempo para ir à academia. Parece impossível dar conta de todos esses afazeres, mas a verdade é que eles traduzem a rotina de muitos brasileiros. Se você está entre eles, já sabe que passar horas na academia talvez não faça parte dos seus planos. E quer saber? Talvez nem precise fazer.

 

É claro que o cuidado com o corpo deve ser sempre uma prioridade, já que disso dependem os nossos próximos anos. Mas será que é realmente necessário lançar mão de um tempo cada vez mais precioso para se dedicar à malhação? Se o seu objetivo é apenas fugir do sedentarismo, a resposta é não. Ninguém precisa se conformar com o corpo que não lhe agrade, mas com poucos minutos por dia, algumas atividades podem render ótimos resultado à sua saúde e, de quebra, eliminar aquelas gordurinhas extras. É por esse viés que começamos a perceber a diferença entre os conceitos de fitness e wellness.

 

Na prática, os conceitos podem parecer muito similares, mas a verdade é que a maior diferença entre eles está no ponto de partida. Antes de começar a realizar qualquer atividade física, o ideal é que se pense no objetivo dessa atividade. Se do lado fitness o foco principal é estético, no wellness (traduzido do inglês, “bem-estar”) a preocupação é com o funcionamento adequado do corpo. O que também não significa que a aparência fique totalmente de fora. Não se pode prometer uma barriga trincada nem pernas ultra definidas. Mas se um corpo enrijecido, quase sem gorduras acumuladas e minimamente modelado, já te satisfaz, esse é o caminho.

 

Saindo da teoria e indo para a realidade nas academias, os treinos voltados para o “bem-estar” são muito mais aeróbicos e privilegiam atividades como corrida, pedalada e natação. Aliás, esses exercícios são bastante eficientes em queimar os quilos a mais. Com apenas meia hora de caminhada é possível queimar o dobro de calorias de exercícios abdominais, por exemplo.

 

Em resumo, não é sua vida agitada que vai te impedir de manter (ou colocar) o corpo em dia. Com exercícios simples, em poucas horas por dia, seu corpo pode chegar onde você quer. Invista em roupas com tecido em Lycra ou viscose para dar mais conforto e facilitar sua prática, inscreva-se em uma academia que ofereça aulas de dança e aeróbica ou faça exercícios em casa mesmo. O importante é se movimentar.

Sapatilha de Ponta Pirouette