Conheça os tipos de valsa e tire suas dúvidas sobre a dança

Ela está sempre presente em casamentos, festas de debutante ou bailes de formatura e costuma ser motivo de emoção e divertimento no momento em que aparece nas festividades. Sim, estamos falando da primeira dança de salão oficial do mundo, a Valsa!

Apesar de ser uma das danças mais conhecidas de todos os tempos, a maioria das pessoas acredita que ela é uma coisa só, esquecendo-se de que existem diversos tipos de valsa com características bastante distintas entre si.

Quer saber mais sobre esses estilos? Então continue a leitura! Vamos lá?

Origem da Valsa

A valsa foi originada no século XVI na região da Provence, na França, a partir de uma dança chamada La Volta. Como o próprio nome já diz, essa dança era conduzida pelo cavalheiro e tinha como destaque os rodopios contínuos que o casal realizava.

Com o tempo, a La Volta foi ganhando popularidade e ficou conhecida por toda a Europa Ocidental (inclusive foi dançada pela rainha Elizabeth da Inglaterra). Isso contribuiu para propagar ainda mais a dança, que foi evoluindo e modificando algumas características até mudar de nome e se tornar a Valsa como conhecemos atualmente.

Curiosidade

No começo, a Valsa era chamada de “dança proibida”, já que, ao contrário das danças que existiam até então, a Valsa fazia com que os pares tivessem um contato físico muito maior, sendo até mesmo apontada pelos mais conservadores como a dança do pecado!

Os tipos de valsa

Como abordamos acima, a valsa é uma dança que sofreu grandes transformações ao longo do tempo, e entre elas está a criação de subtipos de valsa. Conheça os mais famosos!

Valsa Inglesa

Ao contrário da Valsa original, que é dançada em uma velocidade mais rápida, a Valsa Moderna diferencia-se pela lentidão dos passos, além do ritmo mais vagaroso e menos marcado.

Valsa Internacional Standard

É um tipo de valsa muito utilizado em competições e festivais de dança. Ela é caracterizada pela posição fechada do cavalheiro, já que ele fica a cerca de 6 centímetros de distância de seu par, com a cabeça sempre erguida e ombros relaxados.

Valsa estilo Americano

É um estilo mais versátil, onde diversos movimentos são incorporados à dança. Os pares, inclusive, fazem a maior parte dos passos de forma individual, longe um do outro.

Valsa Peruana

Muito parecida com a Valsa Inglesa, mas a música é bastante diferente, já que ritmos espanhóis e latinos são incorporados à dança (fazendo com que esse estilo seja um pouco mais sensual que os demais).

Valsa Venezuelana

Como o próprio nome já diz, esse estilo de Valsa foi criado pelo povo Venezuelano, que misturava seus ritmos e música aos passos da Valsa tradicional.

Valsa “Cross Step”

Esse estilo de Valsa, tal como a nomenclatura indica, incluiu um passo especial à dança, caracterizado pelo primeiro passo cruzado de ambos os pares.

Como visto, a Valsa é uma dança bastante eclética e flexível, podendo agradar a todos e fazer a alegria dos amigos e família nas festas e comemorações.

E então, gostou de conhecer sobre os tipos de Valsa mais famosos? Aproveite e nos siga nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube) e fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo maravilhoso da dança!

Powered by Rock Convert