Entenda como o ballet ajuda no desenvolvimento da criança e quais seus benefícios

Você já pensou em colocar seus filhos em uma aula de ballet? Pode parecer cedo, no entanto, participar de aulas de dança desde pequeno pode ser extremamente benéfico para o desenvolvimento da criança, tanto no que diz respeito às habilidades físicas quanto às emocionais e cognitivas.

Afinal, qual a idade certa para começar e quais os benefícios dessa atividade para os pequenos? Neste post, explicamos o que você precisa saber sobre a importância do ballet no desenvolvimento infantil. Confira a seguir!

Quando a criança pode começar?

Durante a infância, o ballet é dividido em duas categorias, de acordo com a idade dos pequenos: a baby class, direcionada para alunos de 3 a 6 anos e o ballet infantil, voltado para crianças maiores de 7 anos.

As aulas de baby class têm o objetivo de desenvolver a criatividade, socialização e expressão dos pequenos. Nessa fase, as atividades são mais livres e lúdicas. As crianças brincam e se divertem enquanto trabalham suas habilidades motoras e sua independência.

Já no ballet infantil, as aulas são mais focadas em sequências de exercícios de barra e centro, nas quais a criança desenvolverá melhor sua coordenação motora, postura do corpo e fortalecimento muscular. As aulas para crianças maiores de 7 anos também trabalham a disciplina e a musicalidade.

Quais os benefícios do ballet na infância?

O ballet é uma excelente atividade para meninos e meninas e auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades físicas, sensoriais, cognitivas e emocionais. A seguir, listamos as principais.

Flexibilidade e força muscular

O ballet estimula uma melhor postura e consciência corporal desde cedo, melhorando as funções motoras e desenvolvendo a força muscular e a flexibilidade da criança.

Sociabilidade com outras crianças

Aprender a trabalhar em grupo, se comunicar melhor e respeitar os limites individuais também são benefícios de participar de uma aula de dança desde cedo. Além disso, o ballet também pode proporcionar fortes laços de amizade entre os pequenos.

Foco e concentração

Crianças têm muita energia, por isso, muitas vezes podem sentir dificuldades de se concentrar e manter o foco, o que acaba por prejudicar o desempenho escolar. O ballet, portanto, pode se mostrar um excelente aliado no desenvolvimento da concentração. Isso porque as aulas exigem disciplina e foco, para que o aluno consiga executar os exercícios propostos pelo professor.

Desenvolvimento emocional e autoestima

Por fim, a dança também melhora a confiança da criança, fazendo com que ela consiga desenvolver suas habilidades sociais e vencer a timidez. Como nessa idade as aulas e apresentações são mais voltadas para a diversão, elas possibilitam, de forma leve, que os pequenos aprendam a confiar em si mesmos e em seus colegas e professores.

As aulas de ballet trazem muitos benefícios para o desenvolvimento da criança, o que, no futuro, pode ajudá-la em diversas áreas da vida. No entanto, é fundamental que o pequeno sinta prazer na atividade, por isso, os pais não devem pressionar nem obrigar os filhos a participar.

Gostou do post? Siga nossos perfis no Facebook e no Instagram, e fique por dentro de todos os nossos conteúdos.

CUPOM de 20%OFF Vamos te presentar com um CUPOM de 20%OFF 😍 Frete Grátis - 6x no Cartão