Conheça 5 professores de ballet que fizeram história na dança

Você conhece os principais nomes do ballet clássico e suas histórias no mundo da dança? Pesquisar um pouco sobre algumas personalidades da área é uma boa forma de se inspirar e buscar novos ensinamentos para a sua carreira como bailarino. Neste post, listamos 5 professores de ballet que fizeram história ao redor do mundo e algumas curiosidades sobre suas trajetórias e conquistas.

Ficou curioso? Então, é só continuar a leitura a seguir.

1. Pierre Beauchamps

Beauchamps foi o primeiro grande mestre de ballet da história, tendo sua atuação durante o reinado de Luís XIV e ministrando aulas para o próprio rei. Adaptando passos do Ballet de Corte, o professor chegou a movimentos que conhecemos hoje, como os entrechats, o grand jeté e o pas de bourrée. Além disso, foi o responsável por criar as 5 posições de pés usadas em todas as metodologias e que são a base do aprendizado de ballet clássico.

2. Agrippina Vaganova

Vaganova foi uma bailarina russa que, apesar de ter integrado o Ballet Imperial, não era considerada bonita e, por isso, não chegou a se destacar como dançarina. No entanto, seu maior sucesso foi como professora. A bailarina ministrou aulas no Ballet Russes e foi diretora do Teatro Mariinski, criando uma metodologia própria que, até hoje, é ensinada de forma massiva nas academias da Rússia e também em escolas na Europa e na América do Norte.

3. Jean-Georges Noverre

Noverre acreditava que o bailarino deveria interpretar a dança e não somente executar passos. Assim, uma de suas primeiras inovações foi tirar as máscaras dos bailarinos para que o público pudesse ver suas expressões faciais. O professor também foi o responsável por criar o “ballet de action”, que mais tarde se tornaria o ballet de repertório como o conhecemos. Graças às suas inovações e ideias, a data de aniversário de Noverre, dia 29 de abril, tornou-se o dia internacional da dança.

4. Marius Petipá

Petipá foi um bailarino, professor e coreógrafo francês, considerado por muitos como o pai do ballet clássico. Foi o principal coreógrafo do Ballet Imperial e responsável por mais de 50 repertórios, como Esmeralda e Corsário. Também, foi o responsável por criar a estrutura do Grand Pas de Deux como a conhecemos e por dar maior importância à dança masculina.

5. Ana Botafogo

Ana Botafogo é um dos principais nomes do ballet clássico no Brasil. Foi primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, ao deixar os palcos, se tornou diretora de ballet do teatro. Conhecida por sua técnica e arte, a bailarina iniciou sua carreira na dança aos sete anos e teve sua formação na França e na Inglaterra.

Conhecer os professores de ballet que fizeram história é uma boa forma de se inspirar e agregar mais conhecimento para sua carreira, tanto como bailarino quanto para se tornar um mestre no futuro. Por isso, vale a pena pesquisar a fundo cada profissional e conhecer seus ensinamentos.

Gostou do post? Confira também 8 dicas ótimas para professores de ballet.