Fique por dentro dos principais estilos de danças brasileiras

A dimensão continental do Brasil figura entre as características responsáveis por tornar nosso país único. De Norte a Sul, existe uma incrível riqueza cultural, manifestada principalmente a partir de expressões artísticas como a dança. E o que não falta é miscigenação.

Os estilos de danças brasileiras falam muito sobre a história do povo e da nação. O encontro de influências oriundas de diversos lugares do mundo também ensina bastante a respeito do que está por trás da formação da cultura e das tradições.

Do frevo ao forró, passando pelo lambada e pelo samba de gafieira, o Brasil oferece ritmos para todos os gostos. Conhecê-los significa descobrir mais elementos ligados à história desse país tão cheio de aspectos particulares. Quer saber mais sobre o tema? Então leia o post e fique por dentro do assunto!

Samba de gafieira

Sensualidade e o chamado molejo são fundamentais para o samba de gafieira. Bastante influenciado pelo maxixe e poderoso na dança de salão, esse ritmo tem forte caráter urbano. Popular, sobretudo no estado do Rio de Janeiro, ele tem origem no movimento de parcela da população negra que deixou a Bahia para viver na Cidade Maravilhosa.

Cheio de elegância e muito exigente na questão técnica, o estilo carrega passos intimamente relacionados à malandragem. Esse tom contagiante e envolvente transformou o samba de gafieira, rapidamente, em um dos grandes símbolos culturais do Brasil.

Para aprender o samba de gafieira é preciso seguir o ritmo musical acima de tudo, pois cada composição exige diferentes adaptações. E isso você pode fazer observando aulas em casa ou com um professor.

Frevo

Capoeira, polca e maxixe integram o nascimento do frevo, um dos estilos de danças brasileiras mais atrativos e marcantes. Especialmente durante o Carnaval, esse ritmo se destaca por sua famosa marchinha acelerada.

Para entender a importância do frevo, é necessário voltar ao século passado. A partir dos trios elétricos, principalmente em Pernambuco, a sombrinha cheia de cores ganhou espaço junto a tons vibrantes que atraíam olhares devido à mistura de tantos elementos culturais.

Com movimentos acrobáticos, instrumentos de sopro, aspectos de várias outras danças folclóricas e figurinos coloridos — tudo isso aliado às sombrinhas inconfundíveis —, a prática do frevo pode muito bem ser trabalhada para que você arrase na dança.

Forró

Genuinamente nordestino, o forró é marca registrada da cultura brasileira. Também conhecido como arrasta-pé, ou até mesmo bate-chinela, esse estilo caiu no gosto do povo para nunca mais sair: tradição pura.

O forró tem origem em diversos gêneros musicais do sertão. Na época do surgimento, os pisos dos locais onde ocorriam as festas eram de chão batido, sem terra nem revestimento. Portanto, quem dançava precisava arrastar os pés para impedir que a poeira subisse: arrasta-pé!

Esse ritmo se dança em dupla, tendo sanfona, triângulo e zabumba como principais instrumentos. O contato corporal entre o par pode ser total ou parcial, com um de frente para o outro, o que facilita bastante a prática do forró em casa.

Lambada

Prezando pela plasticidade, com um caráter mais sensual, fluido e devagar, a lambada tem origens que remetem ao Norte do Brasil. Tudo começou com a dança acontecendo ao ar livre, sobretudo em praias, e o sucesso resultou no espalhamento do ritmo pelo país, mudando hábitos.

O som da guitarra e estilos como cumbia, merengue e carimbó influenciaram bastante a lambada. Sempre em pares, a dança exige movimentos ousados, entre eles giros e acrobacias que, juntos, foram os grandes responsáveis pelo sucesso do ritmo.

Para virar um expert na lambada, é essencial conhecer as técnicas a partir da orientação de profissionais da dança. Isso porque o ritmo apresenta características bem peculiares.

Citamos quatro, mas os estilos de danças brasileiras vão muito além deles. Miscigenação, história e diversidade representam a essência da cultura do nosso país. A dança certamente é uma das expressões artísticas mais poderosas para a manifestação popular de maneira livre e democrática, mostrando o que o Brasil carrega de melhor!

E aí, escolheu o seu ritmo preferido para começar? Lembre-se de que é preciso ter o traje adequado para cada uma delas. Por isso vale a pena conferir as opções de acessórios para dança da Evidence!