4 dicas essenciais para escolher o uniforme de dança da turma

Você sabe para que serve o uniforme de dança? Esse combinado de peças e acessórios é importante, porque garante a melhor execução dos movimentos e facilita a visualização pelo professor, possibilitando que ele consiga corrigir posturas e linhas incorretas.

O uniforme é utilizado durante aulas, ensaios e passagens de palco, e é comum que as escolas de dança determinem peças específicas para criar uma padronização. Mas, afinal, como escolher o uniforme de dança certo para a sua turma? Neste post, listamos 4 dicas que podem ajudar você nessa tarefa. 

1. Tenha criatividade

Os itens de ballet seguem um padrão, no entanto, não é por isso que você precisa fazer uma escolha sem criatividade. É possível optar por collants diferenciados, como modelos com decote na frente ou nas costas, gola alta, aplicação de strass e até mesmo detalhes em renda.

Você também pode optar por estampar ou não o logotipo da escola em collants e saias do uniforme. O importante é criar harmonia entre a turma e escolher peças que destaquem seu grupo dos outros em festivais e workshops, sem fugir muito do tradicional.

2. Defina as cores

As cores mais comuns em uniformes de ballet clássico são o preto e o rosa. Mas isso não significa que sua escola não possa fazer escolhas diferentes no que diz respeito aos tons. Você pode apostar nas cores da escola ou mesmo em variações de tons de rosa ou azul.

Mas, atenção! Tente encontrar equilíbrio nos tons para que o visual não fique carregado demais. O ideal é variar apenas na cor do collant, mantendo a meia-calça e a sapatilha nas cores rosa ou bege.

É importante deixar claro, no entanto, que algumas metodologias, como a Royal Academy, utilizam cores pré-estabelecidas de acordo com o nível do aluno. Nesses casos, pode-se variar nos modelos de peças, mas é preciso seguir as cores propostas.

3. Atente-se ao tipo de tecido

Outro ponto de atenção é o tipo dos tecidos escolhidos. Turmas mais avançadas costumam ter aulas diariamente, portanto, é fundamental optar por tecidos mais duráveis, que aguentem lavagens frequentes. Além disso, um collant com boa modelagem, que fique bem em diferentes tipos de corpos, também é importante.

Na hora de escolher a saia, procure por tecidos leves, que não limitem os movimentos do aluno, como as opções de helanca com cós de lycra.

4. Peça a opinião da turma

Você pode escolher sozinho qual será o uniforme das turmas de baby class e primeiro ano, por exemplo. No entanto, turmas mais avançadas, que costumam sair para participar de festivais e aulas abertas, podem ajudar na escolha de seus próprios uniformes.

Por isso, converse com o grupo e peça opiniões. Assim, os alunos podem opinar se preferem saias ou shorts de aquecimento ou quais modelos de collant gostam mais.

Definir um uniforme de dança para sua escola é muito importante para manter uma harmonia na sala de aula e facilitar a visualização dos movimentos. Na hora da escolha, você pode optar por quais peças serão obrigatórias e quais os alunos poderão utilizar de acordo com a preferência de cada um. Além disso, é possível estabelecer um dia da semana mais livre, para que eles utilizem cores ou acessórios diferentes.

Na Evidence Ballet, você encontra os mais variados modelos de artigos e acessórios de ballet para todas as turmas. Acesse o site e confira nosso portfólio.