História do ballet: conheça um pouco mais sobre essa dança!

Você quer saber como o ballet surgiu, como se popularizou no mundo e como chegou ao nosso país? Conhecer a história do ballet é essencial para quem ama essa arte e deseja entender sua importância para o mundo da dança. Afinal, esse é um dos estilos de dança mais antigos e que mais atraem admiradores em todo o mundo.

O termo ballet originou-se na Itália, local onde surgiu com o intuito de entreter a realeza. A partir daí, muitas evoluções aconteceram e essa dança chegou até aos dias de hoje, encantando a muitos todas as vezes na qual é apresentada.

Para você ficar por dentro de toda essa história e se apaixonar ainda mais, preparamos este post repleto de informações importantes. Boa leitura!

Afinal, como o ballet surgiu?

O ballet foi criado no início do século XVI, na Itália, como forma de evolução da dança primitiva. Na época, os nobres italianos divertiam seus convidados com apresentações de poesia, música e dança. O ballet era muito apreciado nesses espetáculos, fazendo com que a princesa italiana, Catarina de Mécidi, introduzisse essa dança na corte francesa, quando se casou com o rei da França, Henrique II.

O ballet tornava-se cada vez mais comum entre os nobres franceses e muito regular em ocasiões especiais. Assim, a dança ganhou força, influenciando várias áreas da arte e sendo aperfeiçoada no país.

Como o ballet se popularizou no mundo?

Em 1672, o rei Luís XIV, que era amante da dança, criou em Paris a Accademie Royale de Musique, que tinha uma escola de ballet. Assim, essa dança foi se desenvolvendo e tornou-se um espetáculo ainda mais sofisticado, combinando dança, diálogos e canto. Já em 1738, foi fundada a Academia Russa de Ballet, segunda escola da dança no mundo, popularizando ainda mais o ballet.

Em 1760, ocorre um grande marco para a arte, a criação do ballet sem falas pelo francês Jean-Georges Noverre, o que transformou o ballet em uma arte independente da ópera e do teatro, ocorrendo a adaptação dos figurinos a essa nova realidade. A partir daí, a dança passou a ganhar mais técnicas e os códigos que conhecemos hoje.

Como o ballet chegou ao Brasil?

A primeira apresentação de ballet em nosso país aconteceu em 1813, no Real Teatro de São João, no Rio de Janeiro. Contudo, só em 1913, após a visita de famosas companhias internacionais, o ballet ganhou força no Brasil.

Em 1927, com a vinda da bailarina russa Maria Oleneva ao Rio de Janeiro, foi criada a primeira Escola de Dança do Teatro Municipal, de onde saíram grandes nomes, como Berta Rosanova, Carlos Leite, Madeleine Rosay e Leda Yuqui.

Hoje, o ballet tem muitas escolas e nomes importantes no Brasil, dos quais podemos citar Ana Botafogo, Cecília Kerche, Deborah Colker, dentre tantos outros que fazem com que o ballet seja tão admirado e cada vez mais praticado em nosso país.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história do ballet? Então, não perca tempo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também possam compreender a magnitude do ballet.

teaser coleção For youPowered by Rock Convert