165681-aprenda-a-arte-de-limpar-sapatilhas-sem-estragar
Dicas,  Todos

Aprenda a arte de limpar sapatilhas sem estragar

Há uma máxima que circula no mundo do ballet: quanto mais desgastada uma sapatilha, maior é a dedicação da bailarina ou do bailarino. E ela faz sentido, uma vez que o artigo é companheiro inseparável dos apaixonados pela dança e acumula marcas de uso.

No entanto, é importante que as sapatilhas estejam sempre em ordem, especialmente para apresentações e exames. Um aspecto sujo pode dar a impressão de desleixo e comprometer a sua imagem. Além disso, quando não são higienizadas, as sapatilhas se tornam alvo do mau cheiro.

Pensando nisso, reunimos aqui dicas práticas para limpar as sapatilhas da maneira correta, sem causar danos e garantindo sua durabilidade. Continue a leitura e aumente a vida útil das suas.

Molhar ou não molhar suas sapatilhas?

O primeiro impulso quando se pensa em limpar algo é recorrer à água, certo? Isso vai depender do tipo de sapatilha que você usa. As de meia ponta apresentam maior tolerância à lavagem, por isso podem ser enxaguadas dependendo do material, mas nunca colocadas de molho.

Já no caso das sapatilhas de ponta, esqueça a torneira. A água vai estragar o gesso da ponta e você vai perder sua sapatilha para sempre. O jeito certo de limpá-la é utilizar um paninho úmido e, depois, um seco, também dependendo do material.

Qual é a técnica de limpeza ideal?

Observar de qual material sua sapatilha é feita é essencial para a limpeza correta. Delicadeza e paciência no processo são palavras de ordem para todos os casos. Se a sapatilha for de ponta, proteja a área com fita crepe, nunca molhe diretamente e tenha cuidado redobrado!

Sapatilha de lona ou sarja

Para limpar as sapatilhas de lona ou sarja, você precisa de sabão líquido neutro sem cor, uma escovinha de cerdas macias (pode ser escova de cabelo de bebê), água e um pano limpo.

Dilua o sabão na água, molhe a escovinha e passe delicadamente na sapatilha, em movimentos retos, evitando os circulares. Depois, se a sapatilha for sem ponta, você pode enxaguá-la rapidamente. Outra opção é passar um pano úmido para retirar o sabão e, depois, um seco.

A lona também suporta limpeza com alvejante, que deve ser diluído em água. O processo é o mesmo. Se a sapatilha for de ponta, use a técnica de retirar o sabão com pano levemente úmido.

Sapatilha de couro

Se sua sapatilha for de couro, jamais utilize água corrente. Você pode recorrer a produtos próprios para o material ou usar uma esponja bem macia, com um pouquinho de água e sabão neutro.

Para retirar o sabão, opte por um pano limpo úmido e, em seguida, um pano seco. Muito cuidado no processo: nada de esfregar o couro com força, especialmente se for sintético, pois ele vai “esfarelar” com o tempo.

Sapatilha de cetim

Elas são lindas, mas ainda mais delicadas. Para limpar as sapatilhas de cetim, use a escova mais macia que tiver (pode ser de dentes velha), molhada em água com sabão neutro incolor. Demore um pouco mais nas áreas mais sujas, mas lembre-se de limpá-la por inteiro para não ficar manchada.

Para secar, pano úmido passado com muita suavidade. Lembre-se de que o processo pode deixá-la opaca, então use com sabedoria.

Quer mais dicas infalíveis?

Além das técnicas para limpar as sapatilhas de acordo com cada tipo, separamos algumas dicas úteis para mantê-las lindas por mais tempo. Confira:

  • após o uso, deixe sempre suas sapatilhas em local arejado antes de guardá-las;
  • para guardá-las, use saquinhos de tecido;
  • se precisar secar após a lavagem, como nos casos das sapatilhas de lona e sarja, jamais exponha ao sol forte, opte pela sombra;
  • caso você tenha condições de ter mais de um par de sapatilhas, melhor. Assim você pode revezar nas aulas e ensaios;
  • lave bem seus pés, especialmente entre os dedos, e use polvilho antisséptico para controlar a transpiração da área e evitar o mau cheiro;
  • sempre que puder, em casa, deixe os pés livres de qualquer calçado.

E então, gostou das nossas dicas para limpar as sapatilhas? Que tal dar uma olhada nesse lindo modelo ?