Danças,  Dicas,  Todos

Ballet para homens: quais são equipamentos essenciais?

Uma das sete belas artes tradicionais, o ballet é um estilo de dança marcado pela leveza, pela harmonia e pela postura ereta dos bailarinos. É apresentado principalmente com o acompanhamento de músicas clássicas. Porém, ao redor do mundo, a dança passa por transformações para se adequar às diferentes culturas.

A atividade pode ser praticada tanto por mulheres como por homens — embora seja uma arte com uma representação feminina muito maior. Os bailarinos do sexo masculino renovam o ambiente devido à sua força, sensibilidade e carisma, e trazem grande destaque às companhias. Sendo assim, o ballet para homens é muito comum, circunstância que resgata o passado da modalidade cultural.

No entanto, apesar da importância que os homens têm nessa arte, eles ainda se deparam com alguns tabus e preconceitos, além da dificuldade em encontrar roupas de ballet masculinas e equipamentos necessários para a dança.

Confira abaixo onde e como encontrar tudo o que um bailarino precisa para arrasar nas aulas e nos palcos. Vamos lá?

Ballet para homens: onde começou a tradição?

Apesar de sua considerável presença feminina atual, o ballet clássico foi criado por homens e no início era praticado apenas por eles. A dança surgiu nas cortes italianas no século 15, por volta do ano 1.400, e as mulheres só começaram a aparecer nos palcos em 1.681, ou seja, mais de 200 anos depois.

Mesmo com a presença delas nas academias de ballet, os homens continuaram tendo papel de destaque na dança. Um dos principais motivos é que as bailarinas tinham que usar roupas longas e pesadas que atrapalhavam os movimentos.

No século 19, as mulheres ganharam ênfase na dança e passaram a protagonizar musicais e peças românticas. Assim, a imagem da bailarina como ícone de delicadeza se consolidou e passou a definir a maneira como o ballet é visto hoje em dia.

Porém, a dança é uma arte universal e não está relacionada com gênero ou sexualidade. Além disso, a participação de bailarinos do sexo masculino é fundamental para um ballet original, equilibrado e de qualidade. Por isso, é importante que eles estejam tão preparados e protegidos quanto elas.

Preconceito: como enfrentá-lo?

Infelizmente, não é mito que os homens que querem ser bailarinos sofram discriminação tanto pela sociedade quanto pela própria família. Em uma era onde aceitação e tolerância são amplamente defendidas, ainda há quem diga que “ballet é coisa de menina”, lamentavelmente.

No entanto, é perfeitamente possível transpor as barreiras do preconceito e se destacar nessa área. Inclusive, muitos homens estão entre os bailarinos mais bem-sucedidos e importantes do mundo, como o russo Mikhail Baryshnikov, que revolucionou o ballet masculino e ainda ostenta no currículo o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação no filme ” Ponto de Mutação” no ano de 1977.

No Brasil, temos o exemplo do bailarino carioca Thiago Soares, que ocupa a posição de Primeiro Bailarino do Royal Ballet, uma das melhores e mais importantes companhias de ballet do mundo!

O importante é nunca desistir e utilizar comentários preconceituosos e retrógrados como combustível para voar, ou melhor, saltar ainda mais alto!

Ballet para homens: quais equipamentos são necessários?

Para uma movimentação perfeita, é essencial que os bailarinos utilizem alguns itens — tanto nos ensaios, como nas apresentações. Confira, a seguir, quais são os materiais indispensáveis para a prática dessa atividade física:

Sapatilha

As sapatilhas de ballet são calçados finos e leves que permitem máxima flexibilidade para os movimentos dos pés. São equipamentos imprescindíveis para os bailarinos e podem ser de ponta (gesso) ou meia ponta.

A diferença entre as sapatilhas femininas e masculinas está na largura, já que os pés dos homens costumam ser maiores e robustos. Além disso, a sapatilha com gesso só costuma ser utilizada por eles nos ensaios e nunca em apresentações no palco (embora haja alguns bailarinos que vêm tentando mudar essa tradição).

Suporte

Outro acessório importante é o suporte. Por ser feito com uma base reforçada na frente, promove conforto para o dançarino se movimentar, principalmente nos saltos. Além disso, ele permite que a anatomia não seja realçada e não marque sob o figurino.

Geralmente, ele é confeccionado em supplex, sendo bastante flexível, macio e resistente, além de não deixar odores e ser fácil de higienizar.

Collant

Embora ele seja mais conhecido entre as mulheres, o collant masculino é uma peça super importante e quase indispensável para os bailarinos, estando disponível tanto nos modelos mais longos, aqueles que vêm até as canelas, e curtos, com cumprimento na metade da coxa.

Diferentemente dos femininos, os masculinos possuem sustentação extra na parte da frente que permite a realização de movimentos com segurança e eficácia.

Macaquinho

Assim como o collant, o macaquinho permite que os professores visualizem melhor os erros de postura e realizem as correções, já que o traje fica grudado ao corpo — uma roupa folgada não possibilita essa vantagem.

Eles também costumam ser fabricados em supplex e podem ser encontrados tanto em lojas online da área quanto físicas. Algumas peças, inclusive, oferecem proteção contra os raios UV, modelagem anatômica e tecnologia de secagem rápida que melhora a transpiração.

Malha

Mais um item indispensável para os bailarinos são as malhas — aquelas calças mais justas que eles usam para se movimentar. Elas têm a mesma função que a meia-calça para as meninas: não limitam os movimentos e permitem boa visualização estética.

Existe também a opção com cintura alta (que vem até a altura do tronco), oferecendo total sustentação e segurança para toda a dinâmica da dança.

Regata

Assim como a malha, a regata utilizada pelos bailarinos também fica grudada ao corpo, possibilitando que os movimentos sejam observados de maneira clara. Além disso, são essenciais para a correção da postura e para a leveza dos movimentos.

As estampas e medidas são bastante variadas e têm para todos os gostos, estilos e tamanhos!

Ballet para homens: como ter sucesso na carreira?

O ballet oferece diversos benefícios para os homens que o praticam. Além da melhora na postura e da elasticidade do corpo, o exercício também traz autoconfiança e aumenta a autoestima.

No entanto, para se tornar um bailarino, é preciso muita dedicação, principalmente para vencer o preconceito das outras pessoas (como dito acima) e superar os próprios limites. É fundamental que o aluno exercite e trabalhe muito os membros inferiores, tenha disciplina, invista na musculação e em novas categorias artísticas, como outras modalidades de dança ou teatro.

Isso porque um bailarino versátil é muito valorizado pelas companhias de dança e pode atuar em diversos tipos de apresentação, sendo necessários, além das técnicas de dança, estratégias de linguagem corporal, expressões faciais, pantomima (representação dramática por meio de movimentos e gestos) e outros métodos que ajudam na ascensão de qualquer dançarino, seja clássico ou não.

Como visto, o segredo do sucesso é esforço, dedicação, instrução de qualidade e, é claro, os instrumentos e acessórios adequados.

Visite o nosso site e confira outros equipamentos e roupas de ballet masculinas cruciais para que essa dança seja praticada com o máximo de conforto e segurança possível.

banner coleção dix evidence balletPowered by Rock Convert