Collant - Evidence Ballet
Dicas,  Moda,  Todos

Body ou collant?

Descubra quais são as diferenças e funcionalidades das peças!

A popularidade do uso do body e do collant não passa despercebida por ninguém. Seja na balada ou na academia, esses dois itens são indispensáveis e fazem parte da base de qualquer guarda-roupa por serem tão versáteis.

Mas afinal, body ou collant? Qual é a diferença entre eles? E qual devo escolher para meu guarda-roupa? Neste artigo, vamos revelar as principais características e diferenças entre as duas categorias e explicar quando escolher cada uma delas. Vá em frente para saber tudinho sobre o assunto!

As tendências do body e do collant

Primeiramente, vamos falar sobre as tendências da moda quando o assunto é body ou collant. O body está a cada dia mais em alta e permite variadas combinações, pelo fato de poder ser aplicado sobre diferentes tecidos, como veludo, malha e transparência, entre outros.

Normalmente, o body é indicado para quem quer usar no dia a dia. Por exemplo, para sair com amigos, ir a um bar ou a uma balada — mas a escolha depende do tecido, formato e tamanho do decote.

Já o collant é mais conhecido como uma peça mais usada por bailarinas. Geralmente são feitos de malha e não têm fecho com botões. São vestidos pelas pernas (como uma saia) e são mais resistentes do que outras roupas, como um body ou maiô.

Por essa razão, são peças mais indicadas para quem procura uma roupa boa para ir à academia, praticar esportes ou uma dança com maior intensidade física, como o ballet.

O body

O body está em alta já faz um tempo e combina muito bem com uma variedade de peças, principalmente com calças e saias. Ele sempre tem um fecho na parte inferior que facilita sua remoção para ir ao banheiro sem ter que tirar a peça inteira, o que faz com que você consiga usá-lo ao longo do dia sem abrir mão da praticidade.

A peça pode ser feita de, praticamente, qualquer tipo de tecido — malha, veludo, viscose, lycra ou até mesmo um tecido transparente. Por ter tantas opções e variedade, você encontra facilmente um body para qualquer ocasião!

Que tal um body mais ousado, com recortes transparentes e uma saia para a balada? Ou uma peça mais convencional de malha preta para um dia de trabalho? A única limitação é a sua própria imaginação!

O collant

O collant visualmente parece muito com o body, mas há algumas diferenças entre os dois. Diferente do body, o collant não tem o fecho na parte inferior. Isso porque a peça foi feita para ser usada, prioritariamente, durante atividades físicas como, por exemplo, a dança, ou até mesmo na academia. Sem os botões, você fica mais confortável e com mais liberdade para se mexer.

Pelo mesmo motivo, o collant geralmente é feito de malha, que é um tecido mais resistente e apropriado para usar durante um treino. Também há opções de collant com gola alta para o frio.

Dicas de como escolher o melhor body ou collant

Veja o modelo

Para o dia a dia ou na balada, são inúmeros modelos que podem ser escolhidos, além de ter que combinar com o restante do visual. Em se tratando do ballet, indicamos o modelo mais básico — a roupa com regata é mais fresca e confortável.

Além disso, o modelo básico pode ser usado em qualquer idade, com ou sem saia, com short ou calça por cima, além de permitir uma camiseta ou casaquinho nos dias mais frios.

Escolha as cores

O preto básico é o preferido e mais recomendado para quem faz ballet adulto, pois combina com todos os acessórios, é discreto, emagrece e deixa quem o usa mais elegante. Mas outras cores escuras também chamam pouca atenção e favorecem o corpo.

Para o ballet infantil, as cores mais escolhidas são o rosa claro, branco e preto, que também são menos chamativas e cansativas. Se você preferir cores mais vívidas, pergunte ao professor sobre qual é mais adequada à dança.

Verifique o tecido

Tecidos influenciam no conforto final e caimento na modelagem. Eles variam bastante, podendo ser mais pesados ou leves, ter a trama mais fechada ou aberta, mas também é importante ficar de olho na textura.

Os collants podem ser suplex ou helanca. O primeiro lembra a lycra, mas sem brilho e é super ajustável no corpo. Por isso, são os preferidos das bailarinas. Já a helanca é um tecido elástico, porém pouco maleável e um pouco mais grosso.

Quanto aos bodies, eles podem ser feitos em diferentes tecidos, como malha, veludo e transparência, que são ideais para o dia a dia e saídas no fim de semana.

Observe a cava

A cava é a medida essencial para ver se a roupa será adequada ao seu corpo. Para tirar essa medida, levante seus braços na altura dos ombros e veja onde está o início da dobra que vai em direção à axila. Meça de uma cava à outra e sempre fique atenta à medida na escolha do body ou collant.

Considere o estilo

Atualmente, os modelos mais usados de body são os decotados e vazados, mas é importante que o corpo esteja em forma. Como esse tipo é mais usado fora das academias, ele tem fechamento na parte de baixo, com colchetes ou botões de pressão. Há modelos mais ousados, com mandas ou sem, com brilhos etc.

Já o collant feito de malha, que é mais usado em academias, tem decote na frente e atrás e não possui fecho de botões. Há collants de todos os gêneros — pretos, transparentes, opacos e muito mais. Mas é importante considerar um estilo discreto e flexível para o ballet.

Nunca fique sem opção

Então, retornando para nossa pergunta inicial — escolho body ou collant? Os dois! Isso porque cada um tem sua utilidade e o momento ideal para ser usado. Mesmo sendo parecidos, eles têm design e funcionalidades diferentes, e para ter um guarda-roupa completo, o ideal é poder contar com ambos.

É só pensar na ocasião em que você vai usar a peça e logo vai saber se a melhor opção é um body ou um collant. E para nunca correr o risco de não ter uma boa opção para criar um look bem montado, invista em vários bodies e collants, variando os tipos de tecidos e as cores para possibilitar combinações diferentes.

Para quem deseja roupas elegantes, confortáveis e sofisticadas, a Evidence Ballet tem diferentes collants com todas essas qualidades, como as com frente única, manga curta, com saia, cavamax com tecido que melhora a transpiração, e muito mais. Cada uma de nossas peças tem seus próprios diferenciais e vantagens únicas que garantem qualidade, conforto e satisfação para as bailarinas.

Agora que você já sabe tudo sobre qual decisão tomar na hora de escolher entre body ou collant, que tal aprender ainda mais sobre moda? Confira os outros artigos já publicados no nosso blog sobre o assunto!