9 livros que todo amante do ballet deve ler

Diego
8 de agosto de 2016
0 7.532 views

Bailarinas que amam a dança e buscam o aperfeiçoamento constante sabem como é importante investir em produtos de qualidade. Pode ser que você já tenha, literalmente, sentido na pele os estragos nos pés que uma sapatilha de má qualidade pode causar, por exemplo.

Pois saiba, que tão importante quanto investir no seu bem-estar físico comprando material de qualidade é se dedicar ao seu crescimento intelectual. Para isso, você encontrará ótimos livros sobre ballet que precisam estar na sua cabeceira ou estante. Quer se inspirar? Continue a leitura e confira a nossa lista de livros que todo amante do ballet deve ler.

Outros contos do balé — Inês Bogéa

A bailarina capixaba ex-integrante do Grupo Corpo, lançou “Contos do balé” em 2007 e “Outros contos do balé” em 2012. Este último é apontado pela Livraria Cultura como o campeão de vendas entre os livros de dança. Continuando na mesma linha de 2007, “Outros contos do balé” traz as histórias de mais cinco clássicos do balé, além de informações sobre companhias famosas e os bastidores dos espetáculos.

Condicionamento Físico para dança — Erik Franklin

O bailarino suíço, autor de vários livros sobre dança, apresenta neste livro técnicas que aliam condicionamento físico e mental para potencializar seu desempenho artístico. Ricamente ilustrado, esse livro não pode ficar de fora da biblioteca pessoal dos amantes do ballet.

Ana Botafogo: na magia do palco — Suzana Braga

Quem ama o ballet também ama e admira Ana Botafogo, bailarina brasileira que consolidou uma brilhante carreira nos palcos nacionais e internacionais. A crítica de dança Suzana Braga conta a história de Ana Botafogo e das obras clássicas interpretadas por essa personagem da dança que é uma das nossas bailarinas mais queridas e conhecidas.

A dança — Klauss Vianna

Este livro do bailarino e coreógrafo mineiro, falecido em 1992 e grande amante da dança, traz uma preciosa observação do corpo humano em sua atuação funcional, anatômica, psicológica e espiritual. Leitura obrigatória para os amantes do ballet.

Minha vida — Isadora Duncan

Nascida em 1877, a bailarina e coreógrafa americana Isadora Duncan foi uma das precursoras da dança moderna, desenvolvendo uma abordagem naturalista da dança. Em sua autobiografia, ela conta sua vida permeada de glórias e tragédias. Infelizmente, o fim de sua carreira também foi trágico: estrangulada pela própria echarpe que se prendeu nas rodas do carro em que viajava.

Bailarina: um guia passo a passo para o balé — Jane Hackett

A diretora da National Youth Dance Company da Inglaterra preparou este guia em livro e DVD abordando desde o que usar até o aquecimento, as posições de ballet, os passos na barra.

Cadernos de Nijinski — Vaslav Nijinski

Russo de origem polonesa, o bailarino genial e atormentado que revolucionou a história da dança registrava suas ideias e sentimentos em cadernos hoje publicados com a autorização das filhas. A obra possibilita vislumbrar a atuação do bailarino e coreógrafo descrito por adjetivos fortes: polêmico, esquizofrênico, visceral, brilhante, genial e revolucionário.

Quero ser Beth Levitt — Samanta Holtz

Na linha de leitura mais leve, a jovem escritora paulista conta a história de Amelie, que sonha em ser a heroína Beth Levitt, do romance que ouvia a mãe ler para ela quando criança. Você vai gostar de acompanhar as peripécias de Amelie às voltas com o mundo do cinema e encontrando-se frente a frente com o príncipe encantado.

Annelise, A vida de uma bailarina — Anna Garavani

O narrador Lucas é amigo de infância e nutre uma paixão secreta pela heroína da história, Annelise, que é bem-sucedida em uma audição para o balé Bolshoi de Joinville e acaba se tornando a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A obra é composta por uma leitura muito agradável, vale a pena conferir.

A literatura sobre dança é muito rica e instrutiva. Aproveite para aprender e se deliciar com as obras que listamos, pois são livros que vão agradar a todos os amantes do ballet. Compartilhe nosso post com seus amigos nas redes sociais!