Ballet para homens: quais são equipamentos essenciais?

Diego
28 de maio de 2018
0 73 views

Uma das sete belas artes tradicionais, o ballet é um estilo de dança marcado pela leveza, pela harmonia e pela postura ereta dos bailarinos. É apresentado principalmente com o acompanhamento de músicas clássicas. Porém, ao redor do mundo, a dança passa por transformações para se adequar às diferentes culturas.

A atividade pode ser praticada tanto por mulheres como por homens — embora seja uma arte com uma representação feminina muito maior. Os bailarinos do sexo masculino renovam o ambiente devido à sua força, sensibilidade e carisma, e trazem grande destaque às companhias.

Sendo assim, o ballet para homens é muito comum, circunstância que resgata o passado da modalidade cultural. Confira como surgiu essa dança tão graciosa.

Ballet para homens: onde começou a tradição?

Apesar de sua considerável presença feminina atual, o ballet clássico foi criado por homens e no início era praticado apenas por eles. A dança surgiu nas cortes italianas no século 15, por volta do ano 1.400, e as mulheres só começaram a aparecer nos palcos em 1.681, ou seja, mais de 200 anos depois.

Mesmo com a presença delas nas academias de ballet, os homens continuaram tendo papel de destaque na dança. Um dos principais motivos é que as bailarinas tinham que usar roupas longas e pesadas que atrapalhavam os movimentos.

No século 19, as mulheres ganharam destaque na dança e passaram a protagonizar musicais e peças românticas. Assim, a imagem da bailarina como ícone de delicadeza se consolidou e passou a definir a maneira como o ballet é visto hoje em dia.

Porém, a dança é uma arte universal e não está relacionada com gênero ou sexualidade. Além disso, a participação de bailarinos do sexo masculino é fundamental para um ballet original, equilibrado e de qualidade. Por isso, é importante que eles estejam tão preparados e protegidos quanto às dançarinas.

Ballet para homens: quais equipamentos são necessários?

Para uma movimentação perfeita, é essencial que os bailarinos utilizem alguns itens — tanto nos ensaios, como nas apresentações. Confira, a seguir, quais são os materiais essenciais para a prática dessa atividade física:

Sapatilha

As sapatilhas de ballet são calçados finos e leves que permitem máxima flexibilidade para os movimentos dos pés. São equipamentos imprescindíveis para os bailarinos e podem ser de ponta ou meia ponta.

Suporte

Outro acessório importante é o suporte. Por ser feito com uma base reforçada na frente, promovendo conforto para o dançarino se movimentar, principalmente nos saltos. Além disso, ele permite que a anatomia não seja realçada e não marque sob o figurino.

Macaquinho

Assim como o collant, o macaquinho permite que os professores visualizem melhor os erros de postura e realizem as correções, já que o traje fica grudado ao corpo — uma roupa folgada não possibilita essa vantagem.

Malha

Mais um item indispensável para os bailarinos são as malhas — aquelas calças mais justas que eles usam para se movimentar. Elas têm a mesma função que a meia-calça para as meninas: não limitam os movimentos e permitem boa visualização estética.

Regata

Assim como a malha, a regata utilizada pelos bailarinos também fica grudada ao corpo, possibilitando que os movimentos sejam observados de maneira clara. Além disso, são essenciais para a correção da postura e para a leveza dos movimentos.

Ballet para homens: como ter sucesso na carreira?

O ballet oferece diversos benefícios para os homens que o praticam. Além da melhora na postura e da elasticidade do corpo, o exercício também traz autoconfiança e aumenta a autoestima.

No entanto, para se tornar um bailarino, é preciso muita dedicação. É fundamental que o aluno exercite e trabalhe muito os membros inferiores, tenha disciplina, invista na musculação e em novas categorias artísticas, como outras modalidades de dança ou teatro. Isso porque um bailarino versátil é muito valorizado pelas companhias de dança e pode atuar em diversos tipos de apresentação.

O segredo do sucesso é esforço, dedicação, e claro, uma instrução de qualidade. Entre em contato com a Evidence Ballet e conheça outros equipamentos essenciais para que o ballet para homens seja praticado com conforto e segurança.

 

Conheça a linha de roupas e acessórios masculinos Evidence Ballet
Conheça a linha de roupas e acessórios masculinos Evidence Ballet