Conheça a incrível rotina de uma bailarina

Diego
2 de abril de 2018
0 46 views

Quem quer ser uma bailarina profissional ou mandar bem em um espetáculo sabe que um dos segredos é ter uma disciplina de dar inveja, certo? A rotina de bailarina, porém, vai muito além de treinos intermináveis e é isso que eu vou contar para vocês hoje.

Vim compartilhar o que fazemos, como são os ensaios e, principalmente, como são divididas as tarefas ao longo do dia para que ele seja produtivo. Quer saber tudo sobre esse mundo? Então acompanhe este post e veja como é o nosso cotidiano!

Começo do dia

Costumo começar o dia com um bom café da manhã, afinal, precisamos de muita energia para treinar tantas horas por dia. Depois, no caso de temporadas de apresentações, temos que iniciar os ensaios, sempre começando por vestir as sapatilhas e o figurino e, em seguida, realizando um bom alongamento para preparar os músculos para os saltos e sequências.

As aulas podem ser realizadas de forma particular, com um treinador profissional, ou em equipe, dependendo do tipo de apresentação a ser ensaiada.

Durante a tarde

À tarde, continuam os ensaios. Uma bailarina profissional ensaia, normalmente, entre 8 e 12 horas diariamente. Difícil, não é? Mas garanto que o esforço vale a pena ao entrar no palco e ter a certeza de estar realizando os movimentos perfeitos.

Também é preciso gastar um tempo moldando as sapatilhas de ponta para recomeçar o ensaio. A rotina de bailarina é bastante agitada, e não só com ensaios para espetáculos e treinos de sequência. Às vezes, também são intercalados treinos de educação física, fisioterapia e massagem para completar o condicionamento físico e deixar os músculos preparados para a maratona de dança.

Antes e após as apresentações

Nos dias de apresentação, à tarde, somos submetidas ao ensaio geral e treinamos alguns movimentos mais complexos, se houver. Ao final do ensaio, todos vão descansar em suas casas, tirar um cochilo ou fazer uma massagem, para preparar o corpo, de forma que ele esteja bem relaxado para a grande apresentação.

Antes dela, é claro, é essencial que tenhamos uma refeição para conseguirmos levar as horas no palco com energia e disposição. Depois do espetáculo, é hora de comemorar, se for o primeiro dia. Se não, alguns saem para comer juntos e outros vão para casa descansar para o próximo dia de ensaio. Um terceiro grupo ainda assiste a apresentação, para avaliar sua performance e ver quais movimentos podem ser aperfeiçoados para a próxima.

Rotina de alimentação

A alimentação é uma parte muito importante da minha rotina e na de todos os bailarinos. É preciso ficar atento aos alimentos ingeridos, principalmente na qualidade e na validade, para não correr o risco de passar mal e deixar de se apresentar ou faltar aos ensaios.

Além disso, proteínas e gorduras boas devem estar sempre presentes, além de carboidratos integrais, que dão energia para o dia pesado de treino e ainda garantem o bom funcionamento do intestino. Por sua vez, as proteínas ajudam na reconstrução dos músculos, o que é muito importante para quem trabalha com eles, certo?

É essencial fazer várias refeições balanceadas durante o dia, antes e após cada ensaio e apresentação. Repor os nutrientes do corpo é imprescindível para que a performance no palco seja ainda melhor.

A rotina de bailarina exige alguns sacrifícios alimentares e ensaios desgastantes, mas estar no palco é o prêmio máximo para quem se esforça de 5 a 6 dias na semana, ensaiando para que tudo saia perfeito. Mesmo que seja pesado, o dia a dia de uma bailarina é compensador e cheio de amor à profissão!

Você viu aqui que a alimentação é uma parte importante da rotina de uma bailarina, certo? Dê uma olhada então em 9 alimentos energéticos que vão ajudar ainda mais no desempenho para dançar muito!