Breaking nas Olimpíadas: saiba tudo sobre essa modalidade que estreia nos Jogos de Paris

Você sabia que nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, o Breaking vai ser uma modalidade do evento? Isso mesmo! O Breaking nas Olimpíadas é esperado por dezenas de atletas que estão se preparando para os Jogos e vai fazer sua grande estreia. Saiba mais sobre essa modalidade que fará sua estreia na competição.

A história do Breaking

O Breaking é um estilo de dança que nasceu no Bronx, bairro de Nova Iorque em meio ao crescimento do hip-hop. Em sua origem, apenas as comunidades afroamericanas e latinas praticavam, o movimento era visto como uma resistência ao racismo e à xenofobia. Foi incorporado, posteriormente, pela cultura pop e ganhou força mundialmente.

Esse estilo de dança envolve muitos movimentos difíceis, como acrobacias, saltos e giros. Assim como o ballet, ele exige preparo físico e músculos resistentes para execução das coreografias.

A exigência física do Breaking é tanta que ele se tornou uma modalidade olímpica. Antes mesmo das Olimpíadas, o Breaking já tinha inúmeras competições pelo mundo. Em 2018, o estilo de dança tornou-se categoria dos Jogos Olímpicos da Juventude. Agora, a dança fará parte de uma modalidade esportiva nos Jogos de Paris 2024.

Breaking nas Olimpíadas: como vai funcionar?

Nos Jogos de Paris, em 2024, o Breaking terá sua primeira participação. As disputas estão previstas para acontecer nos dias 9 e 10 de agosto. A competição terá categorias feminina e masculina.

Em cada categoria, 16 competidores, chamados de B-boys e B-girls, se enfrentarão em batalhas na pista de dança. Em cada batalha, os competidores serão avaliados por seus movimentos de força, além da adaptação e improviso.

A competição promete ser bem interessante, já que nunca foi realizada nos Jogos Olímpicos. A expectativa é de muita novidade e emoção para essa modalidade.

Brasileiros no Breaking

O Brasil também tem representante de Breaking. A primeira Seleção Brasileira de Breaking foi convocada por meio de critérios, devido à pandemia do Covid-19, no comando do Diretor-Técnico de Breaking. Foram avaliados desempenhos técnicos, comportamentais, táticos e outros critérios.

A Seleção conta com nomes como o de Bart, um jovem considerado um dos melhores nomes do estilo de dança do mundo. Confira os outros nomes do Breaking Brasil aqui. Assim, o Breaking Brasil estará bem representado nas Olimpíadas 2024 e contará com uma grande torcida!

O Breaking ganhou grande destaque nas últimas décadas e é um movimento importante para a representatividade. Considerado por muitos como ato político, cultural e social, esse estilo vai muito além de passos de dança, ele é responsável por envolver comunidades e oferecer oportunidades para diversos jovens em situação de vulnerabilidade.

A dança, de uma maneira geral, tem muita força como criadora de oportunidades. Apesar do baixo investimento de empresas e governos, é um dos principais caminhos para uma juventude mais saudável. O Breaking nas Olimpíadas é a grande prova disso.

Você já conhecia essa modalidade? Vai acompanhar o Brasil nos Jogos Olímpicos? Nós estaremos na torcida!

Aproveite para conhecer outro estilo de dança que também é muito presente na comunidade latina, a salsa.

Deixe um comentário