4 danças tradicionais brasileiras que você não pode deixar de conhecer

As danças tradicionais brasileiras são marcantes e contam muito sobre a história do nosso país. Conhecer sobre diferentes tipos de danças ajuda a entender mais sobre as expressões culturais tão diversificadas que temos. Os ritmos surgiram ao longo do tempo em regiões diferentes, misturados por múltiplas influências.

Os ritmos tradicionais são aqueles que misturam influências indígenas, africanas e europeias. Ou seja, os povos que deram origem ao nosso país. Por isso, compreender mais sobre essas danças ajuda a montar um repertório mais amplo.

Se você quer conhecer mais sobre danças tradicionais brasileiras, continue a leitura!

1. Maracatu

Essa é uma dança típica do folclore brasileiro, praticada mais tradicionalmente em Pernambuco. A sua origem vem da cultura popular afro-brasileira e indígena, introduzida no Brasil pela população portuguesa no século XVIII.

Ao som de instrumentos como ganzás, alfaias e zabumba, o ritmo forte leva a dança que é marcada por um cortejo. Nessa pequena história, há figuras da realeza, entre elas, o rei, a rainha e as damas de honra. No entanto, o maracatu tem fortes características de religiões africanas e forte espiritualidade.

2. Forró

Quem não conhece o forró, não é mesmo? A dança conta com diversos estilos e os principais são pé de serra, universitário e eletrônico. Por ser uma dança simples, o famoso “dois pra lá e dois pra cá”, é facilmente aprendido por qualquer pessoa.

O forró tradicional é marcado por instrumentos como zabumba, triângulo e sanfona. Já os outros estilos foram modificados com o uso de outros instrumentos. Entretanto, a dança continua praticamente a mesma, com passos simples e giros.

3. Frevo

O nordeste é uma região rica e o frevo é mais uma dança típica de lá, mais especificamente de Recife, Pernambuco. O ritmo é frenético e os dançarinos precisam de bastante energia para acompanhar. Ele teve origem entre os séculos XIX e XX e ganhou mais destaque no período do Carnaval.

Quando se fala em danças brasileiras, o frevo é uma das mais lembradas. As roupas com cores vibrantes e as sombrinhas fazem parte da tradição. Além disso, a vestimenta auxilia na dança, que mistura ballet, capoeira, saltos e até malabarismo.

4. Carimbó

Essa é mais uma das danças com fortes traços da nossa origem africana. O ritmo veio do norte do país, de Belém do Pará, e tem características bem específicas. Os passos são marcados por movimentos de pés arrastados, que acompanham o ritmo de instrumentos.

Essa movimentação é inspirada em como os escravos dançavam e os passos miúdos eram feitos assim devido às correntes que os aprisionavam. Assim, o carimbó acompanha o ritmo ditado pelos instrumentos, com giros, requebros e outros movimentos. As mulheres usam saias longas, coloridas e volumosas, que são rodadas durante a dança. As palmas também são usadas para marcar os passos dos dançarinos.

O Brasil é muito rico e tem uma enorme variedade de culturas. Além dessas, há muitas outras. De norte a sul, é possível encontrar ritmos e passos bem diferentes. Conhecer essas danças tradicionais brasileiras é essencial e pode influenciar na sua trajetória, pois agrega ainda mais conhecimentos e aumenta seu acervo de arte e música.

Para entender mais sobre o assunto, aproveite e conheça mais sobre a origem da salsa e seus elementos na dança!

Banner evidence sapatilhas