6 danças espanholas que você precisa conhecer

As danças espanholas são muito conhecidas em todo o mundo por seus movimentos elegantes e sensuais. Os primeiros registros de dança nessa região datam do século XV, mas foi somente a partir do século XVIII, graças aos ciganos, que as danças tradicionais do país se consolidaram mundialmente, isso porque eles são responsáveis pela criação do flamenco, a modalidade espanhola mais famosa do mundo.

Você, com certeza pensa nesse estilo quando falamos em danças espanholas, certo? Contudo, essa não é a única modalidade desse país tão rico culturalmente. Neste post, listamos os 6 principais estilos de dança da Espanha, confira.

1. Bolero

O bolero é considerado, por muitos estudiosos, o precursor das danças de salão. O ritmo é bastante comum em academias e salões brasileiros e traz movimentos fluidos com voltas inesperadas, pausas rápidas e metódicas. É executado por casais e o figuro feminino consiste em saias e vestidos que permitam a execução dos movimentos.

2. Flamenco

Essa é a dança espanhola mais famosa no mundo. Ela carrega influências da cultura cigana, moura e judia e utiliza as castanholas como parte do espetáculo, acompanhadas de instrumentos de percussão. Os passos são rápidos, técnicos e sensuais, com muitos giros em torno do próprio eixo, pisadas e movimentos de braços. As dançarinas utilizam vestidos cheios, rodados, longos e elegantes.

3. Fandango

O fandango é uma dança espanhola muito conhecida no Brasil, principalmente na região sul. O ritmo tem como principal característica os movimentos rápidos e elaborados, que mesclam passos de sapateado e pequenos saltos. É executado por casais que se movem pelo espaço e seu figurino é muito similar ao do fandango gaúcho, em que os homens vestem calças elegantes e as mulheres, saias longas e rodadas.

4. Castanholas

As castanholas são um símbolo da cultura espanhola e referem-se tanto ao instrumento de percussão quanto ao estilo de dança. A modalidade, semelhante ao flamenco, utiliza movimentos de cabeça, tronco e pés, enquanto as mãos tocam as castanholas no ritmo da música.

5. Pasodoble

Baseado no ritmo e movimento das touradas, o pasodoble é uma dança espanhola que surgiu no século XVI. A modalidade é dançada em casais, em que o homem representa o espiríto do toureiro que, graciosamente, conduz a dama como se ela fosse sua capa. O ritmo apresenta tempos bem marcados, alegres e elegantes.

O figurino do homem assemelha-se a roupa do toureiro, utilizando calças de bolero, camisa branca e gravata, já a dançarina utiliza saias cheias, normalmente vermelhas, para representar a capa.

6. Zambra

A zambra é uma variação do flamenco, criada pelos ciganos e resultado da mistura com antigas danças muçulmanas. O ritmo apresenta semelhanças com a dança do ventre árabe e é historicamente dançado em casamentos. A modalidade é dançada somente por mulheres e seu figurino pode deixar a barriga descoberta ou não. Normalmente, são utilizadas saias, cobertas por um xale de medalhinhas, bustiês ou blusas ciganas. 

As danças espanholas são muito ricas e apresentam movimentos marcantes e ritmados. Conhecer diferentes culturas e estilos é muito importante para aumentar seu repertório e buscar quais modalidades mais combinam com você. Na hora de procurar turmas da modalidade escolhida, não esqueça de consultar o professor para entender quais roupas específicas utilizar em cada estilo.

Aproveite e confira também como escolher o tipo de calçado ideal para dança.

Evidence - Frete grátisPowered by Rock Convert