Descubra mais sobre as fáscias do corpo humano e como se prevenir no ballet

Você já ouviu falar sobre as fáscias do corpo humano? O nome pode parecer difícil, mas o significado não é tão complicado assim. Os bailarinos devem ter atenção redobrada com a fáscia e manter hábitos que contribuem para a saúde de músculos, ossos e desses revestimentos.

Por isso, é importante conhecer bem sobre o assunto e aprender a cuidar do seu corpo para evitar problemas nas fáscias. Com este artigo, você aprenderá de uma vez por todas o que são as fáscias e como tomar cuidado no ballet, prevenindo a sua saúde e otimizando os seus movimentos.

Entenda sobre as fáscias do corpo

Primeiramente, você deve entender o conceito de fáscias. Em resumo, elas são tecidos de revestimento que envolvem estruturas do corpo humano. Assim, oferecem sustentação para músculos e vísceras, por exemplo, garantindo a saúde e a proteção das partes do seu corpo.

As fáscias do corpo humano são formadas por tecidos conjuntivos, por isso, estão vulneráveis a deformações. Ou seja, elas podem se adaptar de acordo com os estímulos que você gerar para o seu corpo. Apesar de ter sido descoberto recentemente, esse sistema pode gerar diversos problemas à saúde, prejudicando a execução de movimentos tanto no ballet quanto no dia a dia. Dessa maneira, as fáscias têm um papel fundamental para as estruturas do corpo humano.

Causas dos problemas nas fáscias do corpo humano

As fáscias afetam diretamente o movimento e podem sofrer o que chamamos de remodelamento tecidual, que é quando elas se adaptam e atingem diretamente todos os tecidos do corpo humano. Em alguns casos, esse remodelamento pode causar problemas na saúde e alguns fatores podem contribuir para problemas nas fáscias. Saiba quais são:

  • má alimentação;
  • movimentos repetitivos;
  • intervenção cirúrgica;
  • falta de alongamento;
  • vida sedentária.

Esses fatores podem contribuir para alterações nas fáscias, prejudicando os movimentos dos bailarinos e até mesmo a sua rotina. Por isso, é importante sempre estar atento aos seus hábitos enquanto bailarino, para que sua performance não seja afetada, prejudicando seu crescimento.

Saiba como identificar os sintomas de problemas nas fáscias

Alguns sintomas podem sugerir problemas nas fáscias do corpo humano, alertando para consultar um médico e obter o diagnóstico correto. Conheça alguns dos sintomas que podem estar relacionados a problemas nos revestimentos das estruturas do corpo:

  • dores ao executar movimentos que antes eram fáceis;
  • dores nas cosas e na cabeça;
  • disfunções gástricas;
  • desconforto muscular;
  • pontos duros em músculos;
  • menor amplitude nos movimentos.

Esses são alguns dos sintomas que podem sugerir problemas nas fáscias do corpo humano. Eles podem se confundir com outros problemas de saúde. Por isso, é importante estar sempre com a saúde e os exames em dia. Para diagnosticar problemas nas fáscias, você deve procurar um fisioterapeuta ou um médico da área.

Previna problemas nas fáscias do corpo humano

Para prevenir problemas nesses revestimentos, é importante estar em constante movimento, alongando-se e movimentando-se de forma correta. Os eixos explorados durante a dança ajudam na produção do colágeno, melhorando a saúde das fáscias. Os alongamentos são indispensáveis para a saúde da fáscia.

Portanto, não abra mão do alongamento antes das atividades e busque sempre trabalhar bem o seu corpo. Agora que você já conhece mais sobre as fáscias do corpo humano, fica mais fácil tomar o cuidado necessário com elas, evitando problemas na execução de movimentos e na sua saúde.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e conferir assuntos importantes para melhorar a sua performance no ballet e aprender técnicas e outras dicas.

CUPOM de 20%OFF Vamos te presentar com um CUPOM de 20%OFF 😍 Frete Grátis - 6x no Cartão