7 livros sobre ballet para quem é apaixonado por essa dança

O ballet é uma das modalidades de dança mais apaixonantes. Com muita história, tradição e cultura, a dança vai além do que se vê no palco. Aprofundar-se e aprender mais sobre ela é importante para todos os bailarinos. Por isso, alguns livros sobre ballet podem se tornar uma fonte de referência e inspiração. Confira os títulos que vão fazer você se apaixonar ainda mais por essa modalidade.

1. Ana Botafogo na Magia do Palco, Suzana Braga

É um dos livros mais indicados para quem ama ballet. A obra conta a história da bailarina Ana Botafogo, uma das maiores. O enredo do livro traz os principais repertórios dançados por ela, além do contexto histórico. Uma história de superação, inspiração e dedicação. Vale muito a pena ler.

2. Minha Vida, Isadora Duncan

O livro é uma autobiografia de Isadora Duncan, uma bailarina e coreógrafa norte-americana. Ela trouxe a abordagem naturalista da dança e foi uma das principais bailarinas na dança moderna. Ela conta sua trajetória no ballet. O seu fim trágico interrompeu a sua carreira.

3. A Dança dos Sonhos, Nora Robert

Um romance que gira em torno de uma bailarina, Ruth, que se apaixona pelo seu professor de ballet. Perfeito para quem gosta de um livro romântico e com uma narrativa que prende a atenção do leitor, que busca se envolver em um mundo mágico da dança.

4. Bailarina: um guia passo a passo para o balé, Jane Hackett

Um livro perfeito para quem aprender os principais primeiros passos para iniciar no ballet. Nesse guia, você vai conhecer mais sobre o que é importante para se tornar uma bailarina, como posições, maquiagem, gestos e muito mais. É uma ótima leitura para professores que estão começando a ensinar.

5. Tutus, Tights and Tiptoes – Ballet History As It Ought to be Taught

Essa é uma indicação de leitura em outro idioma, mas que é fundamental para quem quer aprender mais sobre o ballet. Um livro sobre ballet que, apesar de ser em inglês, traz uma leitura mais fácil e bem didática.

6. Technical Manual and Dictionary of Classical Ballet, Gail Grant

Mais um livro sobre ballet em inglês, mas que é bem importante para quem quer aprender termos do meio e técnicas. Nele, você encontra passos em ordem alfabética e muito mais sobre o que precisa aprender para se tornar um bailarino completo. É um ótimo material para consultas.

7. Anatomia da Dança,  Jacqui Greene Haas

Essa obra tem como objetivo trazer a relação entre músculos e estética do movimento no ballet. Um livro capaz de ensinar aperfeiçoamento de flexibilidade e redução de tensão, através das dicas de como aprimorar os movimentos, modificando-os. É perfeito para quem quer entender melhor essa anatomia do ballet e quer melhorar o desempenho.

Então, que tal adquirir esses livros e começar a entender mais sobre o ballet e tudo que ele pode proporcionar para você? Aprofundar-se na dança é uma ótima maneira de melhorar o desempenho e aperfeiçoar o repertório na dança. Por isso, acompanhe nossos conteúdos, novidades e dicas para quem é apaixonado por ballet.

Banner evidence sapatilhas