5 técnicas de massagens para os pés que você pode fazer em casa

Cuidar dos pés sobrecarregados pela dança é mais que um dever, não é mesmo? Esse hábito se torna indispensável principalmente no auxílio da boa performance e do bom desempenho de qualquer bailarina.

Bolhas, calos, unhas machucadas, dedos e tornozelos doloridos fazem parte da rotina de quem calça a sapatilha, seja por trabalho ou por hobby. Mas, apesar desses detalhes, a dança oferece inúmeros benefícios, inclusive, à saúde do corpo e da mente, superando qualquer percalço.

Logo, como solução a esses problemas, nada melhor que investir nas massagens para os pés! Além de contribuir com impulso para os saltos, equilíbrio aos movimentos e força nas manobras, as massagens para os pés são uma maneira de revigorar e relaxar, amenizando os impactos e desgastes dos treinos e apresentações.

Pensando nisso, a seguir, separamos 5 dicas e informações sobre massagens para os pés, com as técnicas ideais para melhor desempenhá-las em casa, garantindo cuidado e saúde a eles. Acompanhe!

1. Coloque os pés submersos em água morna

Primeiramente, antes de começar a massagear é importante o preparo. Para isso, coloque os pés submersos em água morna por pelo menos dez minutos.

Com essa atitude, além de dilatar os vasos sanguíneos da região e favorecer a circulação sanguínea, isso em virtude dos efeitos da água morna, irá relaxar toda a musculatura, promovendo também um resultado de limpeza e esfoliação.

Dessa forma, decorrido o tempo indicado, lave e seque muito bem os pés. Certo?

2. Massageie os pés por completo

Concluída a primeira etapa de submersão, relaxamento, lavagem e secagem é hora de iniciar o processo propriamente dito.

Para isso, com a ajuda das mãos envolva os pés e comece a tocá-los levemente, seja em pequenos movimentos circulatórios, realizando pequenas pressões com as mãos ou, ainda, girando os tornozelos em todos os sentidos. Esses movimentos irão alongar os ligamentos e aliviar possíveis incômodos.

É muito importante dar atenção a toda extensão desses membros, como os dedos e unhas, peito do pé, sola, tornozelo e calcanhar. Essas ações são os primeiros passos para uma massagem relaxante eficaz, por isso capriche no toque.

3. Cuide dos dedos e unhas

Tão importante como as outras partes, os dedos e unhas também necessitam de atenção especial. Afinal, eles sofrem muitos com impactos dos saltos e uso intenso das sapatilhas.

Para isso, comece a massagem pressionando suavemente as extensões dos dedos e extremidades das unhas. Vale ainda, esticá-los para ocorrer o alongamento das articulações e, assim, diminuírem possíveis dores e câimbras. Para um resultado ideal, repita os movimentos por, pelo mesmo, três vezes.

Já no caso das unhas dos pés, além da massagem e hidratação esperada, é importante também mantê-las sempre limpas e cortadas corretamente. Optar pelo formato quadrado poderá evitar encravamentos e consequentes inflamações. Não se esqueça delas, certo?

4. Pressione os pés com movimentos circulares

Com a ajuda dos polegares, faça movimentos de pressão e circulação nas solas dos pés e peito. Usar o movimento de baixo para cima com deslizamento também pode aliviar tensões e dores causadas por pancadas, lesões e impactos.

Não podemos nos esquecer ainda dos tornozelos e calcanhares, por isso, invista em movimentos que pressione essas áreas sem força, mas com firmeza.

Além disso, finalizadas todas as etapas da massagem acaricie os pés com leves batidinhas. Essas técnicas a longo prazo farão toda a diferença na saúde, bem-estar e força dos seus pés de bailarina, pode apostar!

5. Invista no uso de produtos específicos

Para tornar a sua massagem ainda mais prazerosa e relaxante, acrescentando um combo de hidratação e nutrição, que tal dispor de cremes, óleos, loções e géis específicos para melhorar os movimentos das técnicas?

Ao optar pelo uso desses produtos você além de promover uma absorção de nutrientes, poderá optar por ingredientes à base de matérias-primas que aliviam dores e incômodos musculares, como a velha e boa arnica, por exemplo. Mas, use moderadamente esses itens.

Pronto! Agora você já sabe quais são as 5 técnicas de massagens para os pés que você pode fazer em casa. Por isso, siga as nossas dicas, busque produtos e acessórios adequados para a dança e tenha sempre um tempo reservado para seguir uma rotina de cuidados com pés, combinado?

Gostou do post? Então, aproveite a visita em nosso site e saiba as 9 dicas incríveis para manter seus pés bem cuidados.

Banner evidence sapatilhas