4 dicas para executar o passo rond de jambe com perfeição

Você sabe o que é rond de jambe e como executá-lo perfeitamente? Esse é um movimento que exige muito treino, dedicação e equilíbrio, mas que, quando realizado de forma correta, traz graça e beleza para a dança, além de ser muito importante para o desenvolvimento de um bailarino.

Se você deseja aprender a fazer esse movimento do ballet e quer saber como se preparar para executá-lo, leia este artigo até o final e tire todas as suas dúvidas. Você vai encontrar dicas para a execução perfeita do movimento!

O que é o rond de jambe?

Em resumo, o rond de jambe é um exercício do ballet no qual a perna faz um semicírculo e volta para a posição de forma graciosa e leve. Assim, de maneira mais popular, pode-se dizer que a perna faz a forma da letra D. O movimento pode ser executado de frente para trás, rond de jambe en de hors, ou de trás para frente, chamado de rond de jambe en dedans. 

Esse exercício é importante para o ballet clássico porque contribui para melhorar a sustentação e a elevação da coxa, além de desenvolver a capacidade na realização de movimentos semicirculares realizados. Dessa forma, ele ajuda a desenvolver o bailarino no aprendizado de passos mais elaborados e difíceis.

Quais as dicas para executar o rond de jambe?

Mas como executar o movimento? Como adotar a postura correta? As dicas a seguir auxiliam no aprendizado e podem fazer a diferença na hora da execução desse passo do ballet. Confira as instruções para fazer o rond de jambe.

1. Faça um semicírculo completo

A primeira dica é fazer o semicírculo completo, formando um D. Mas não é só isso. O movimento deve ser contínuo, sem pausa. Ou seja, não feche a perna antes de completar o D.  

2. Mantenha o quadril estático 

Não mexer o quadril é uma dica preciosa para executar o rond de jambe perfeitamente. Mantenha o quadril parado durante o exercício, mexê-lo pode fazer com que o movimento perca a graciosidade e você pode desequilibrar. 

3. Tenha atenção ao arco do pé

O arco do pé é um ponto de atenção para a realização do exercício, isso porque você deverá voltar à posição inicial em algum momento. A dica é que, ao passar pela primeira posição, após a repetição do movimento, você mantenha a atenção para não deixar o arco do pé tombar para frente. Você pode fazer isso levantando o tornozelo. 

4. Mantenha a firmeza

Essa dica é preciosa para quem quer atingir a perfeição na hora de fazer o passo. Manter a firmeza nos pés é essencial para quem quer realizar o exercício e não perder o equilíbrio. Portanto, mantenha a perna e o de apoio fincados no chão. O tronco deve permanecer rígido.

Além dessas dicas, é importante que você mantenha a concentração e o foco, já que o exercício só será perfeito com equilíbrio. Para realizar o movimento, você pode se preparar treinando bastante a postura com a barra. O rond de jambe é um exercício que vai ajudar você a desenvolver outras habilidades e executar movimentos grandiosos. Por isso, é tão importante dominar a técnica, tanto para frente quanto para trás. 

Para aprender esse exercício, a barra é uma grande aliada. Então, aprender movimentos e passos de ballet na barra pode ser uma ótima forma de começar a se preparar para atingir a perfeição no rond de jambe. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira mais um de nossos posts!

Collant - Evidence Ballet