132293-teste-para-bolshoi-tire-aqui-todas-as-suas-duvidas

Teste para Bolshoi: tire todas as suas dúvidas aqui

Para quem deseja seguir a carreira de bailarino, fazer parte do Ballet Bolshoi geralmente é um grande sonho. No entanto, com um processo seletivo bastante concorrido, aqueles que pretendem estudar na sede brasileira, em Joinville (SC), precisam estar muito bem preparados para o teste para Bolshoi.

Anualmente são oferecidas 40 vagas, 20 masculinas e 20 femininas, para candidatos entre 9 e 11 anos. Para bailarinos com idade acima de 12 anos, o número de selecionados preenche as vagas já existentes nas turmas.

Conheça a história do Ballet Bolshoi

A Companhia do Grande Teatro Acadêmico para Ópera e Ballet de Moscou surgiu em 1773, quando um grupo de crianças carentes de um orfanato começou a receber aulas de dança. Já em 1776, foi construído um edifício, o Teatro Petrovski, para alojar o grupo, que recebeu o nome de Ballet Bolshoi, que em russo significa “grande”. Mas o prédio foi destruído em 1805, e a companhia foi realocada no Teatro Arbat, ocupado para apresentações até 1824.

Após esse período, um novo prédio foi construído e, até hoje, abriga a sede oficial do Teatro Bolshoi. O local é reconhecido como um dos principais cartões postais da capital russa, tombado pela Organização das Nações Unidas como Patrimônio Arquitetônico e Cultural da Humanidade.

Hoje, o Ballet Bolshoi é a companhia com maior reconhecimento mundial em qualidade artística e produção cultural, contando com um time de mais de mil profissionais que vão de bailarinos a cantores e músicos. Anualmente, são em média 300 espetáculos, entre ballets e óperas.

O que você precisa saber sobre o teste para Bolshoi

Para quem quer se preparar para o teste para Bolshoi, é preciso saber que, além das seis horas de estudos diárias, divididas entre aulas teóricas, práticas e ensaios, é necessário, em média, oito anos de preparação para integrar a companhia.

Desde 2010, os que passam no teste para Bolshoi estão isentos de mensalidades, assim como de outras possíveis despesas, como acessórios, todos custeados pela escola.

O processo ocorre em duas etapas: a médico-fisioterápica, em que diferentes profissionais da saúde, da educação física e da dança analisam postura, estrutura e habilidades físicas e motoras e mesmo específicas como abertura de quadril e flexibilidade.

A segunda é a avaliação artístico-musical e cognitiva, na qual professores de dança e músicos avaliam habilidades técnicas e artísticas dos candidatos. Nessa etapa, a força, a projeção cênica e o desempenho intelectual são analisados.

3 dicas para se preparar para o teste

Esteja atento às pré-seleções

A primeira etapa do teste para Bolshoi acontece em várias regiões do país, com iniciativas de órgãos públicos, escolas de dança ou outras instituições interessadas. Os candidatos devem ter entre 9 e 11 anos e não precisam ter conhecimento prévio em dança.

Capriche na sua vídeoaula

Para quem tem entre 12 e 17 anos e possui conhecimento em dança, a seleção acontece por meio de uma vídeoaula, que deve ser encaminhada pelo candidato no período determinado, anterior aos testes presenciais. Invista em um vídeo de boa qualidade, apresentando exercícios básicos de dança em cena frontal, com enquadramento individual em barra e centro.

Programe-se para o teste presencial

A segunda etapa é decisiva e ocorre na sede da Bolshoi Brasil, na cidade catarinense de Joinville. Por isso, programe-se para chegar à cidade com antecedência, permitindo se preparar para a continuação do processo seletivo sem contratempos.

E você, já sonhou em realizar o teste para Bolshoi? Conhece alguém gostaria? Que tal saber mais sobre, por exemplo, como e quando seu filho pode iniciar no ballet infantil? Veja nosso artigo e fique por dentro dessas e várias outras dicas!

Evidence - Frete grátisPowered by Rock Convert