298273-combinacao-de-cores-na-danca-confira-4-dicas
Danças,  Dicas,  Todos

Combinação de cores na dança: confira 4 dicas

Todo mundo, pelo menos em algum momento da vida, já ficou em dúvida sobre a combinação de cores para usar, certo? Na dança, acertar nesse quesito é ainda mais importante, afinal, quando os tons conversam entre si, o figurino fica mais harmônico.

A ideia é que a roupa não se destaque mais do que a apresentação, mas uma boa combinação é capaz de enaltecer a coreografia e até ajudar a destacar os movimentos realizados. Neste texto, você entenderá mais sobre a Teoria das Cores e algumas dicas imperdíveis para aplicar na hora de escolher o figurino e os acessórios. Acompanhe!

Conheça a Teoria das Cores

A Teoria das Cores é o conjunto de estudos que envolve a natureza das cores e suas reações quando associadas à luz. Essas pesquisas foram realizadas por grandes nomes como Leonardo Da Vinci, Goethe e Isaac Newton.

De uma maneira geral, é importante entender que as cores branco e preto são, nada mais, do que a presença e ausência de luz, respectivamente. Além delas, há o espectro, composto por 12 cores que formam o círculo cromático. A partir dele, é possível realizar a combinação das tonalidades e saber o que combina e o que não é legal na hora de se vestir.

Confira algumas dicas para ter sucesso na combinação de cores

Usando o círculo cromático, é possível fazer a combinação de cores sem erro. Abaixo você confere algumas dicas, confira!

1. Aposte no monocromático para uma combinação elegante

O monocromático, como o nome já sinaliza, é o uso de uma só cor em todo o visual. Essa combinação pode ser feita usando vários tons de uma mesma cor. Ela ajuda a alongar o visual e pode ser muito interessante em apresentações de dança contemporânea, por exemplo, onde o look precisa ser elegante, mas sem chamar muita atenção.

2. Use a combinação análoga para ter um resultado clássico

Quando você pega o círculo cromático e escolhe peças de cores que estão ao lado umas das outras, você está fazendo a combinação análoga. Como os tons mudam gradualmente, essa combinação fica clássica e não tem erro, já que não há um contraste para chamar a atenção.

3. Invista na combinação complementar para um figurino ousado

Que tal apostar em uma blusa amarela e uma calça roxa? À primeira vista, pode parecer uma loucura, mas essa combinação é, sim, harmoniosa. As cores complementares estão sempre em lugares opostos do círculo, e contrastam muito uma com a outra. Esse é um ótimo exemplo de escolha para usar em apresentações de forróstreet dance.

4. Monte uma tríade para dar uma cara mais moderna

A tríade segue a teoria da combinação complementar, mas é adicionada mais uma cor do espectro. As cores são as que sempre estão opostas no círculo, então, há sempre 2 cores frias ou 2 quentes + 1 fria ou 1 quente. Essa combinação mostra criatividade e ousadia para o figurino.

A combinação de cores é uma forma de expressar os sentimentos, além de ajudar muito a dar o tom nas apresentações e a complementar o cenário. Por isso, ela é tão importante para que as apresentações sejam um sucesso!

Agora que você já sabe como fazer a combinação de cores, confira as diferenças entre body e collant e saiba onde usar cada um deles!

Coleção Capsula 4 - novembroPowered by Rock Convert