Dicas,  Saúde,  Todos

Conheça as principais lesões que podem ser causadas na dança!

As lesões de dança são um problema para quem pratica o ballet. Afinal, essa é uma das modalidades que mais causam danos ao corpo, por exigir muito na postura e nos movimentos dos bailarinos. Além disso, o ballet também faz com que ocorra uma repetição muito grande dos movimentos, gerando desgaste nas articulações e outras partes do corpo.

Para que você conheça mais sobre as lesões causadas por exercício físico, sobretudo pelo ballet, desenvolvemos este post. A seguir, vamos explicar o que pode acontecer em cada uma das partes do corpo e os cuidados que devem ser tidos para evitar esse tipo de problema. Acompanhe!

Lesões nos joelhos

No ballet, os joelhos sofrem impacto, conforme o posicionamento dos quadris e dos tornozelos. Os movimentos podem gerar sobrecargas de peso, causando danos ao tecido fibroso que fica envolta desde a bacia, passando pela coxa e se fixando na perna.

Entre as principais lesões de dança causadas nos joelhos, está a condromalácia patelar, que nada mais é do que o desgaste da cartilagem da patela. Isso se potencializa quando é feita a rotação lateral na perna. Por esse motivo, deve-se evitar esse movimento de forma brusca.

Lesões na lombar

Só quem pratica o ballet sabe como essa dança exige da coluna. É por isso que se recomenda que os bailarinos façam muito exercício para desenvolver músculos fortes na região abdominal e também nas costas.

Quando os movimentos de extensão e rotação do quadril não são realizados corretamente, a lombar pode sofrer com lesões musculares, hérnia de disco, espondilose, entre outros problemas graves.

Lesões nos tornozelos

Os tornozelos também são articulações exigidas ao máximo no ballet. Os entorses nessa área são muito comuns e podem ocasionar lesões ou até mesmo o rompimento de ligamentos.

Para evitar esse tipo de problema, movimentos mais bruscos com os tornozelos devem ser feitos apenas após o bailarino já ter certa habilidade e ter treinado bastante com o seu professor.

Lesões nas pernas e pés

Já quando falamos de pernas e pés, as lesões mais comuns que podem ser causadas na dança são as tendinopatias. São processos degenerativos que acometem os tendões fibulares e o tendão do tibial posterior.

As tendinopatias se desenvolvem, principalmente, quando o bailarino permanece por muito tempo fazendo um movimento de equilíbrio na lateralidade do pé. Isso acontece tanto quando os pés estão aplainados no solo, quanto nas ocasiões em que são feitos movimentos para ficar na ponta do pé.

O treino correto e o uso das sapatilhas adequadas para o ballet são as melhores formas de evitar esse tipo de lesão.

Essas são as principais lesões de dança. Por isso, se você pratica o ballet ou deseja iniciar nessa modalidade, não deixe de tomar todos os cuidados para evitar que elas ocorram.

Você gostou do nosso artigo? Então veja mais conteúdos relevantes como este em nossas redes sociais. Você vai nos encontrar no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Google+. Siga todos esses perfis e garanta que a melhor informação sempre chegue para você!