Quer saber como fazer a dieta low carb? Veja os alimentos permitidos

Emagrecer de forma saudável e ganhando massa magra é o sonho de muita gente. Investir tempo em uma modalidade, como musculação ou dança, por exemplo, exige a criação de hábitos alimentares adequados para potencializar as atividades e garantir benefícios ao corpo.

Dentro desse contexto, saber como fazer a dieta low carb é fundamental. A redução da quantidade de carboidratos ingeridos influencia diretamente os resultados, mas já vale lembrar que não existe fórmula mágica para atingir os objetivos.

De qualquer maneira, caso você busque mais informações a respeito do tema, está no lugar certo. Ao longo do post, trouxemos dicas sobre a tão famosa low carb, incluindo o conceito e os alimentos que devem ou não integrá-la. Siga conosco e uma faça boa leitura!

O que é a dieta low carb?

O baixo teor de carboidratos, conforme enfatizamos acima, consiste no principal preceito da dieta low carb. Mas ela vai além: trata-se de uma rotina alimentar envolvendo alto consumo de proteínas e lipídios.

Na low carb, a quantidade de carboidratos oriundos da alimentação jamais excede 40% em um dia. A intenção é preservar a massa magra e estimular a sensação de saciedade, reduzindo a secreção da insulina.

Essa dieta, portanto, impacta de modo direto a diminuição do peso corporal e da gordura. De quebra, auxilia no controle dos índices glicêmicos.

Quais são os principais alimentos indicados e proibidos?

Como em qualquer dieta, existem determinados alimentos que precisam figurar na rotina, além de outros que devem ser evitados. Confira na sequência.

Indicados

Ovos

De galinha, pata, gansa, orgânicos ou convencionais, os ovos têm alta capacidade nutritiva e são saudáveis. Se você quer saber como fazer a dieta low carb, não esqueça: clara e gema devem estar na sua rotina alimentar.

Baratos e gostosos, eles são ótimas alternativas para qualquer hora do dia, principalmente para o café de manhã.

Carnes

A lista de uma dieta low carb pode muito bem abordar diversos tipos de carne. A proteína encontrada nela desempenha papel importante. É possível consumir carne bovina, carne de frango, peixe ou bacon. Apenas preste atenção na quantidade, pois o exagero nunca é bom.

Sementes e oleaginosas

Nutritivas e saborosas, as sementes e as oleaginosas contam com baixo nível de carboidratos. Entretanto, vale abrir o olho a respeito do alto teor calórico delas. Se for comer, preze pelo autocontrole e não passe do ponto. Nozes, amêndoas e diferentes tipos de castanhas são os melhores exemplos.

Antes de partir para as opções proibidas na low carb, é importante mencionar que frutas, verduras e legumes precisam fazer parte da rotina alimentar. Quanto mais colorido o prato, melhor.

Proibidos

Açúcar

Risque completamente da sua lista refrigerantes, doces, sorvetes, bolos, adoçantes e sucos de caixinha. Qualquer dieta low carb que se preze não pode tolerar esse tipo de opção.

Carnes processadas

Acima, comentamos sobre as carnes sob um viés positivo, mas lembre-se da diferença delas para as alternativas processadas. Assim, elimine itens como salsicha, linguiça, salame, peito de peru e presunto.

Farinhas

Aquela cervejinha é sagrada pra você? Então comece a se acostumar com a realidade de tirá-la da rotina. Afinal de contas, a cevada figura como item proibido nas dietas low carb. O mesmo vale para trigo, centeio e algumas comidas, como pão, salgados etc. Para finalizar, também procure excluir do dia a dia a massa, a farofa e o arroz branco.

Viu a relevância de saber como fazer a dieta low carb? Lembre-se: existe uma grande diferença entre ela e a dieta cetogênica, na qual a redução de carboidratos é bem maior, sem mudança drástica no consumo de proteínas. Além disso, frutas e legumes perdem protagonismo na alternativa cetogênica.

Antes de colocar em prática um novo cotidiano alimentar, esteja seguro dos hábitos definidos. A low carb não é considerada uma dieta equilibrada. Por isso, demanda a delimitação de objetivos bem claros para evitar problemas de saúde.

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe o post nas redes sociais para deixar seus amigos informados!

teaser coleção For youPowered by Rock Convert