Descubra como escolher o melhor sapato de jazz para dançar!
Dicas,  Todos

Descubra como escolher o melhor sapato de jazz para dançar!

Você se matriculou nas aulas de jazz, mas está confuso sobre qual sapato comprar para iniciar essa fase? Escolher a melhor opção é uma tarefa importante e, para isso, alguns pontos devem ser observados com carinho.

Além do jazz, esse tipo de calçado também pode ser utilizado em outras modalidades de dança, como contemporâneo, dança do ventre e forró. As opções são variadas, por isso, listamos para você tudo o que deve ser levado em consideração antes de fazer a sua compra.

Acompanhe nosso texto e descubra como escolher o melhor sapato de jazz para dançar!

Estrutura corporal

Esse é um aspecto que muitas vezes é esquecido. Contudo, é importante levar em conta a estrutura corporal do dançarino para que ele não tenha problemas no futuro. Pessoas muito magras podem optar por sapatos e palmilhas macias, já as gordinhas devem escolher palmilhas mais reforçadas, assim, evita-se a sobrecarga nos pés.

Conforto

O conforto é outro aspecto importante na hora de fazer a escolha. O ideal é sempre provar o sapato antes de adquiri-lo. Caso não consiga ir a uma loja, experimente o calçado de colegas ou procure recomendações na internet.

Um lembrete: o sapato com saltinho, embora seja mais confortável, não é indicado para crianças, pois pode causar desequilíbrios, gerando lesões. Nesses casos, é melhor optar pelas sapatilhas de meia ponta.

Tamanho e material

No caso das botinhas ou tênis de dança, o ideal é que seja comprado um calçado na numeração exata ou, no máximo, um número a mais, para que não fique folgado.

Já na escolha do material, leve em conta se o tecido é respirável e fácil de limpar. Os sapatos de couro com sola flexível são os mais comuns. Sapatos sem cadarço são uma boa opção, pois evitam o risco de tropeçar.

Modelos

É comum que cada escola de dança tenha um padrão de sapato para os alunos, por isso, verifique esse ponto com a coordenação antes de iniciar as aulas. Listamos, abaixo, os três modelos de sapato de jazz mais utilizados.

Botinha de cano curto

Esse tipo de modelo, normalmente, é confeccionado em couro e apresenta solado dividido, em formato de ovinhos, bem como um recorte de neoprene no colo do pé. O material permite mais flexibilidade e ajuda o bailarino a mostrar melhor a curvatura da ponta.

Botinha de cano alto

Também confeccionado em couro e com solado dividido, esse modelo conta com saltinho, cadarço e sobe até o tornozelo, o que dá mais firmeza e segurança ao bailarino. É mais utilizado durante ensaios e apresentações.

Tênis de dança

O tênis de dança é diferente de um tênis comum, isso porque ele é totalmente pensado para oferecer conforto e maleabilidade aos dançarinos. Conta com telas para passagem de ar e um solado dividido no meio do pé, o que permite flexibilidade e mobilidade para os movimentos.

É importante estar atento aos pontos citados antes de fazer a compra do seu sapato de jazz. Assim, você pode adquirir a melhor opção e executar os movimentos com leveza. Nunca pratique jazz com os pés descalços, é importante que eles estejam protegidos nos saltos e movimentos.

Por fim, busque lojas especializadas que podem oferecer as melhores opções de sapatos de jazz do mercado. A Evidence conta com um catálogo completo para atender a sua necessidade, conheça nossos produtos.

Evidence - Website - banner dança salãoPowered by Rock Convert