Ballet Adulto: é possível começar a dançar mais tarde?

Diego
28 de novembro de 2016
0 805 views

Tem vontade de começar a dançar mas sente que já passou da idade para dar o primeiro plié? Que tal encarar o ballet como uma atividade física prazerosa e lúdica, que pode substituir a repetitiva musculação?

Dançarinas de primeira viagem ou não, mulheres de todo o Brasil estão voltando a investir no sonho de ser uma bailarina. Seja profissionalmente ou apenas como hobby, a vontade de colocar as sapatilhas cresceu e escolas em todo o país identificaram essa tendência, abrindo novas turmas para acolher adultos iniciantes no ballet.

Como voltar a dançar?

Esqueça o tutu, professoras rígidas e uma sala cheia de adolescentes avançadas na atividade: hoje em dia novas turmas se formam de acordo com o grau de aprendizado de cada um.

Já dançou quando criança e quer voltar depois de muito tempo parada? Você não é a única! É só buscar uma turma de ballet adulto e começar a se mexer.

Posso estar em qualquer nível?

Não é preciso preocupar-se com a flexibilidade ou em saber de cor os passos, pois a dança é ensinada desde o princípio e os limites do corpo de cada um são respeitados.

Com algum tempo de prática passa-se a ganhar experiência e tônus muscular, e conforme isso ocorre, os professores apresentam passos mais avançados aos alunos.

Quais são os benefícios?

Além de proporcionar uma postura de bailarina e um corpo de fazer inveja, o ballet melhora a coordenação motora, estimula a memória através do movimento e da musicalidade, melhora a capacidade cardiorrespiratória e reduz a ansiedade.

E os benefícios não param por aí: a atividade é também muito indicada para quem quer emagrecer e não consegue, já que os resultados da dança aparecem no corpo em pouco tempo.

O ballet adulto também é um ótima maneira de fazer novas amizades! Você troca a solidão da esteira da academia por uma turma de pessoas que aprendem juntas, além de ganhar consciência corporal e melhorar a performance em todos os outros tipos de dança.

O que preciso para dançar?

Para começar a prática ballet adulto é recomendado o uso de collant e legging, além de uma sapatilha simples e uma saia opcional.

Não se preocupe com o uso da ponta ainda: ela só é introduzida no momento em que a aluna se sentir segura, o que pode variar de acordo com a evolução de cada um.

Posso aliar ballet e exercícios funcionais?

Para quem quer fazer da dança um exercício físico ainda mais completo, o ballet funcional é uma nova modalidade que mistura os passos tradicionais na barra a exercícios que modelam o corpo, como abdominais, agachamentos e flexões de braço. E se combinado a uma alimentação balanceada, em pouco tempo dá para notar os benefícios ao se olhar no espelho.

Seja para aumentar a autoestima, divertir-se ou fazer novos amigos, o ballet adulto é um ótimo jeito de exercitar-se, melhorar a qualidade de vida e ter mais saúde, mental e física.

O que você está esperando para começar? Conheça a nossa loja virtual e prepare-se para os primeiros passos!