Como organizar espetáculo de final de ano

O espetáculo de final de ano é um dos mais aguardados pelas academias de ballet. Um momento no qual é possível colocar em prática e mostrar para o público a evolução dos bailarinos durante o ano. Os professores de ballet se organizam para tornar esse momento inesquecível, fechando o ano com chave de ouro. Para isso, é preciso começar a pensar logo cedo em como organizar esse espetáculo.

Os professores de ballet precisam iniciar o ano letivo com objetivos traçados para o desenvolvimento dos alunos, essas habilidades e técnicas adquiridas ao longo do ano devem ser envolvidas no espetáculo de final de ano. Assim, é possível ter em mente como organizar essa apresentação.

Por isso, preparamos um guia para ajudar você a montar o seu espetáculo, trazendo diversas dicas e orientações. Vem conferir!

Planejar com antecedência

Se o espetáculo ocorrerá em dezembro, março deverá ser o início do processo de planejamento da apresentação. Escolha um momento tranquilo, no qual você possa avaliar as possibilidades para as turmas. Assim, você terá tempo para adaptar o que for necessário.

Escolher o tema do espetáculo

Ao definir o tema do espetáculo, será possível criar um roteiro, um planejamento e, em consequência, um plano financeiro que precisará ser seguido. O tema do espetáculo ajuda o professor a entender quais habilidades serão ensinadas ao longo do ano, para que os alunos possam executar os passos na apresentação. Ainda, defina as músicas e as coreografias do espetáculo. Alguns já têm sua estrutura coreográfica pronta, como o Quebra-Nozes, mas é preciso adaptar para a realidade da sua turma.

Escolher o cenário e o vestuário

O cenário da apresentação de final de ano é fundamental. Por isso, é preciso pensar com antecedência em como será o cenário, quais itens deverão ser comprados ou alugados e planejamento da montagem desse cenário. As roupas usadas no espetáculo de final de ano fazem toda a diferença na composição da apresentação. Por isso, nada de escolher produtos de qualidade duvidosa. Mantenha o nível de qualidade das roupas do bailarino como você deseja que seja a apresentação.

Desenvolver os alunos

Agora, os professores devem acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante todo o ano, para entender a viabilidade do espetáculo. É importante que os passos aprendidos nas aulas sejam inseridos no espetáculo. Além do desenvolvimento físico, é fundamental trabalhar o desenvolvimento emocional e psicológico dos alunos, para eles conseguirem afastar o nervosismo durante o espetáculo e ter sucesso na apresentação.

Ainda, se mantenha próximo de outras escolas de ballet para acompanhar tendências e pegar algumas dicas com outros professores de ballet. Assim, você estará mais conectado com a realidade, mantendo o nível alinhado ao mercado, melhorando os pontos necessários, aumentando a performance dos seus bailarinos e o seu desenvolvimento como professor de ballet.

Uma boa dica é usar o ballet de repertório para fazer os espetáculos de fim de ano. Conheça mais sobre o ballet de repertório e inspire-se em grandes clássicos para montar a apresentação da sua turma.