Descubra como lidar com o nervosismo numa apresentação de dança

Diego
23 de julho de 2018
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São muitos ensaios até chegar o grande dia. A hora da apresentação de dança é o momento em que você vai mostrar todo o seu talento e esforço para a plateia, o que requer muita responsabilidade de todo o corpo de baile. Mas como lidar com o nervosismo nessas horas?

Em momentos de ansiedade, o corpo humano responde rapidamente a essa sensação com sintomas físicos. Por isso, a boca começa a secar, a respiração fica ofegante e as mãos podem até ficar geladas e tremer. Quer aprender a lidar com essa situação? Continue a leitura e conheça algumas dicas para se tranquilizar e deixar a insegurança de lado!

Faça exercícios de respiração

Para acalmar o corpo e a mente, fazer exercícios de respiração é uma boa pedida. Ao respirar com calma, o corpo passa a entender que é preciso se tranquilizar e envia mensagens para o cérebro de que ele pode baixar a ansiedade. Tente inspirar contando até 5 e expirar contando até 10. Repita essa respiração de 6 a 7 vezes e perceba que você vai ficar cada vez mais calmo.

Pense nos seus ensaios

Antes do dia da apresentação, você certamente se preparou e ensaiou muito, certo? E a prática é, sem dúvidas, o grande segredo do sucesso. Então, se a insegurança e a ansiedade começarem a aparecer no grande dia, pense em todos os ensaios e na sua dedicação. Resgate a segurança em si mesmo e fique com a consciência tranquila, pois você fez o melhor que pôde para esse momento tão importante.

Concentre-se na sua apresentação

Outra dica muito importante é direcionar sua concentração para o que realmente importa, que é a apresentação. Não se preocupe com a plateia, com o medo de errar ou com o que outras pessoas podem pensar. Use os minutos antecedentes como oportunidade de repassar a coreografia em sua cabeça e concentre-se em dar o seu melhor, sem se preocupar excessivamente ou deixar espaço para a insegurança. Além disso, atenha-se a checar sua lista de peças do figurino e outros itens que você vai precisar.

Pense que você é o melhor

Por que não se dar uma injeção de autoestima nesse momento? O nervosismo e a ansiedade andam lado a lado com a insegurança, e se lembrar do quanto você é bom no que faz pode trazer a determinação que você precisa! Pense no seu talento, no que você tem de bom e na sua especialidade, que é a dança. Se coloque como o melhor dançarino, tenha certeza de que você é capaz de brilhar no palco e mande o medo embora!

Ficar nervoso quando vai se apresentar ou até falar em público é uma situação normal. Mas, seguindo nossas dicas, você consegue controlar esse sentimento e não deixar que ele tome conte de você. Saber como lidar com o nervosismo é um grande passo em busca da excelência nos palcos!

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