Conheça os melhores sapatos para cada tipo de dança

Cada prática esportiva tem seus respectivos equipamentos. No caso da corrida, por exemplo, os tênis fazem toda diferença na segurança, conforto e desempenho dos atletas. Também existem os melhores sapatos para cada tipo de dança, os quais, além de comporem o figurino, cumprem a mesma função. Acertar na escolha também é essencial para prevenir o aparecimento ou a piora de bolhas, calos e joanetes, bem como diversas lesões.

Neste artigo, conheça os calçados mais adequados para cada estilo de dança. Dessa forma, você poderá fazer suas próximas escolhas sem medo de errar.

Sapatos corretos contribuem para as performances

Entre as modalidades esportivas, dançar é uma das que mais exigem um bom condicionamento físico. Apesar de trabalhar o corpo todo, os maiores esforços se concentram nas pernas e pés. Por isso, o uso de calçados adequados para cada ritmo é tão importante. Afinal, mais que meros acessórios, tratam-se de equipamentos primordiais para a saúde e performance do dançarino, assim como para a execução correta dos movimentos.

Melhores sapatos para cada tipo de dança

Escolher o sapato ideal para cada tipo de dança não é fácil. Por isso, atente-se aos detalhes a seguir.

Ballet

O ballet clássico exige o uso de sapatilhas de ponta (para bailarinas experientes) ou meia ponta (para iniciantes). Há modelos de lona ou de couro, com diversos formatos (para pés do tipo egípcio, com dedos em formato de escadinha; pés gregos, cujo segundo dedo é o maior; e pés quadrados, com os dedos retos) e acabamentos.

Jazz

O jazz requer calçados sem salto, para que o dançarino tenha mais firmeza na execução dos passos. Iniciantes costumam usar:

  • sapatilhas meia ponta;
  • botinhas de cano curto ou cano alto;
  • tênis de dança, com cabedal um pouco acima dos tornozelos e o solado bem flexível.

Independentemente do modelo, evite pares com sola de borracha. Prefira solados em couro ou com camurça, que permitam deslizar enquanto dança.

Dança de salão

A dança de salão é conhecida pelos “sapatos boneca”. Os modelos variam conforme os ritmos, com saltos entre 4 e 5cm (para iniciantes) e 7,5cm (para dançarinos experientes). A dança de salão também pode ser praticada com sandálias. Geralmente usadas em bailes, elas têm saltos mais altos com diversos modelos e acabamentos.

Sapateado

O sapateado precisa de calçados que criem batidas bem marcadas no chão durante a execução dos passos. Por isso, o solado da ponta e do salto (médio) são de metal.

Street dance

O street dance (ou dança de rua) pede o uso de tênis esportivos. Dessa forma, é possível executar os passos, com direito a pulos e piruetas, com segurança e muito estilo.

Agora que você sabe quais são os melhores sapatos para cada tipo de dança, atente-se à qualidade dos produtos. Isso porque de nada adianta calçar o modelo correto se os materiais utilizados na confecção deixarem a desejar. A segurança, o conforto e o desempenho do dançarino dependem, também, da leveza do solado, da maciez do couro/tecido, dos tipos de acabamentos, entre outros fatores.

Assim, a maneira mais certeira de encontrar bons sapatos de dança é procurá-los em lojas especializadas. A Evidence Ballet reúne modelos de excelente qualidade para ballet, jazz e dança de salão. Confira!

teaser coleção For youPowered by Rock Convert