Descubra como lidar com o nervosismo numa apresentação de dança

293849-estender-500-palavras-descubra-como-lidar-com-o-nervosismo-numa-apresentacao-de-danca

Quer saber como fazer para não ficar nervosa em uma apresentação? O nervosismo que antecede uma performance de dança é muito similar ao que acontece com palestrantes em início de carreira: o medo de se apresentar em público pode causar calafrios! Já demos aqui dicas para você se preparar para uma audição, e neste post daremos algumas orientações para evitar o nervosismo na hora de se apresentar em público.

São muitos ensaios até chegar o grande dia. A hora da apresentação é o momento em que você vai mostrar todo o seu talento e esforço para a plateia, o que requer muita responsabilidade de todo o corpo de baile. Mas como lidar com os sentimentos nessa hora?

Em momentos de ansiedade, o corpo humano responde rapidamente a essa sensação com sintomas físicos. Por isso, a boca começa a secar, a respiração fica ofegante e as mãos podem até ficar geladas e tremer. Quer aprender a lidar com essa situação? Continue a leitura e conheça algumas dicas para se tranquilizar e deixar a insegurança de lado!

Faça exercícios de respiração

Para acalmar o corpo e a mente e aprender como fazer para não ficar nervosa em uma apresentação, fazer exercícios de respiração é uma boa pedida. Ao respirar com calma, o corpo passa a entender que é preciso se tranquilizar e envia mensagens para o cérebro de que ele pode baixar a ansiedade.

Praticar esse tipo de exercício não é difícil. Para começar, tente inspirar enquanto conta até 5 e expirar contando até 10. Repita essa respiração de 6 a 7 vezes e perceba que você vai ficar cada vez mais calma e relaxada.

Use roupas confortáveis

Uma das formas de descobrir como fazer para não ficar nervosa em uma apresentação tem relação direta com a roupa que você usará. É preciso que ela seja confortável para que não fique marcando o seu corpo e isso não atrapalhe os movimentos da coreografia.

Escolha com antecedência o figurino que usará na performance e não se esqueça de checar se o modelo é adequado ao tipo de dança que será apresentado. Para não errar na escolha, você pode pesquisar por marcas que trabalhem só com esse tipo de roupa.

Pense nos seus ensaios

Antes do dia da apresentação, você certamente se preparou e ensaiou muito, certo? E a prática é, sem dúvidas, o grande segredo do sucesso. Então, se a insegurança e a ansiedade começarem a aparecer no grande dia, pense em todos os ensaios e na sua dedicação.

Resgate a segurança em si mesma e fique com a consciência tranquila. Tenha em mente o tempo todo que você fez o melhor que pôde para se preparar para esse momento tão importante.

 Conte com a ajuda do professor

Caso ainda esteja se sentindo nervosa, uma boa dica é pedir ajuda para o instrutor ou instrutora de dança. Como eles têm mais experiência, com toda certeza, poderão ajudar nesse momento em que os nervos estão à flor da pele. Assim, você conseguirá se acalmar com mais facilidade.

Outra dica é contar com o auxílio dos próprios colegas de dança caso surja alguma dúvida ou se você se esquecer de alguma parte da coreografia por conta do nervosismo. Com o apoio de todos à sua volta, a apresentação será realizada de forma impecável e memorável!

Concentre-se na sua apresentação

Outra dica muito importante para descobrir como fazer para não ficar nervosa em uma apresentação é direcionar sua concentração para o que realmente importa, que é a performance em si. Não se preocupe com a plateia, com o medo de errar ou com o que outras pessoas podem pensar sobre o seu momento no palco.

Use os minutos antecedentes como uma oportunidade de repassar a coreografia em sua cabeça e concentre-se em dar o seu melhor, sem se preocupar excessivamente nem deixar espaço para a insegurança. Além disso, atenha-se a checar sua lista de peças do figurino e outros itens de que você vai precisar.

Tente ensaiar no palco

Se for possível, ensaie no palco em que vai se apresentar. Geralmente, quando o dia da apresentação se aproxima, as escolas marcam um ensaio geral no palco. Além disso, há a marcação do palco no próprio dia, que é feita um pouco antes da performance.

Programe-se para não faltar em nenhuma dessas situações. Esses ensaios ajudarão a ter maior noção do espaço que você ocupará no palco durante cada um dos desenhos da coreografia, e isso, com certeza, transmitirá maior segurança.

Pense que você é a melhor

Por que não se dar uma injeção de autoestima nesse momento? O nervosismo e a ansiedade andam lado a lado com a insegurança, e se lembrar do quanto você é boa no que faz e de todos os treinos que fez para executar um lindo grand jeté pode trazer a determinação de que você precisa!

Pense no seu talento, no que você tem de bom e na sua especialidade, que é a dança. Coloque-se como a melhor dançarina, tenha certeza de que você é capaz de brilhar no palco e mande o medo embora!

Mantenha uma postura de autoconfiança

Qualquer ser humano está suscetível a cometer erros. Se mesmo seguindo todas as dicas para não ficar nervosa em público, você cometer um erro na hora da apresentação, mantenha-se com uma postura autoconfiante, faça aquele “carão” de quem fez exatamente o que era pra ter sido feito e siga a coreografia olhando discretamente para o colega ao lado.

Todo bailarino, mesmo os mais experientes que até estudaram fora do país, pode cometer erros no dia da apresentação, portanto, não se sinta mal por isso — e é bem possível que seu erro seja imperceptível para a plateia.

Trabalhe sua expressão corporal

Ainda pensando em manter uma postura de autoconfiança, pense que isso deve ser demonstrado tanto na expressão facial — abra um grande sorriso — quanto na expressão corporal. Então, estique a coluna, levante a cabeça, estufe o peito e siga confiante.

Essa é uma grande dica para não ficar nervosa em público e que pode ser aplicada antes e durante a apresentação. Se errar, cair ou esquecer a coreografia, não abaixe a cabeça nem os ombros, siga na sua postura até encontrar o fio da meada e continue.

Não se deixe dominar pela ansiedade

Ansiedade é sofrer por algo que ainda não aconteceu, o que significa que você ainda nem errou e já está sofrendo com isso! Concentre-se no presente e desfrute cada momento de maneira agradável. Desde a hora de se maquiar, colocar o figurino e arrumar os cabelos até aquele friozinho na barriga minutos antes da apresentação podem ser momentos muito prazerosos.

Durante a apresentação, curta cada movimento, cada instante e não fique pensando naquele passo superdifícil que está lá no final da coreografia. Deixe-o apenas para a hora certa e, claro, lembre-se sempre de respirar.

Faça atividades agradáveis antes da apresentação

Fazer qualquer atividade de que você goste e que seja capaz de trazer diversão para os momentos que antecedem a apresentação tem um efeito muito positivo no seu psicológico. Por esse motivo, é uma boa indicação para conseguir controlar o nervosismo.

Por esse motivo, planeje-se para se distrair um pouco antes de subir ao palco. Se preferir, faça uma lista do que gosta de fazer e das atividades que, com certeza, te deixarão mais leve e sem tantas preocupações. Elas podem incluir comer algo gostoso, conversar com amigos ou qualquer outra coisa que te faça feliz. Só não se esqueça de que, independentemente do que escolher, nada pode atrapalhar o horário da apresentação. Seja responsável e pontual!

Faça aquecimentos

Nunca entre no palco com o corpo frio. É imprescindível sempre se aquecer antes de uma apresentação. Isso porque, quando estamos nervosos, a tendência é de nos machucarmos mais, por estarmos distraídos ou muito tensos. Sem o aquecimento adequado, as chances só aumentam.

Leve em consideração que os palcos dos teatros costumam ser mais frios que os das salas de aula, então, não negligencie esse passo. Você pode fazer os exercícios que preferir, ou até mesmo uma miniaula para se aquecer, o importante é não subir ao palco sem estar com o corpo preparado.

Domine a coreografia

Foram meses ensaiando, não é mesmo? Treinos de força, equilíbrio, flexibilidade, coordenação e memória para decorar a coreografia toda. Sente que está dominando tudo? Então ótimo, tranquilize-se!

Tem algum ponto no qual ainda se sente insegura? Treine mais aquela parte, faça anotações, filme você mesma executando os movimentos e depois assista para avaliar o que está ruim e pensar em como pode melhorar. Ter o domínio da coreografia e do desenho de palco vai te deixar mais confiante e tranquila para o grande dia.

Estar no palco é um grande desafio, seja para dançar, interpretar ou palestrar. Você está em evidência e, para alguns, é comum que isso traga certo desconforto, mas esse nervosismo é também a cereja bolo! Que graça teria se não existisse esse friozinho na barriga, não é mesmo?

Além do mais, tudo isso é treino. Certamente, com o tempo, o nervosismo vai diminuindo, a ansiedade já não é tão intensa e você vai arrasar nos palcos do Brasil e do mundo! Por que não?

Ficar apreensiva quando vai se apresentar ou até falar em público é uma situação normal. Mas, agora que você sabe como fazer para não ficar nervosa em uma apresentação, consegue controlar esse sentimento e não deixar que ele tome conte de você. Saber como lidar com o nervosismo é um grande passo em busca da excelência nos palcos!

Se gostou das dicas para não ficar nervosa em público em uma apresentação de dança, que tal deixar um comentário?  Conte como estão suas emoções e seus sentimentos dias antes da apresentação. Queremos saber!

evidence ballet - banner - outletPowered by Rock Convert