6 dicas de como controlar a ansiedade antes de uma apresentação

Depois de muito tempo dedicado a ensaios, finalmente chegou a hora de subir ao palco. Você já está com frio na barriga e pensando em tudo o que pode dar errado? Então fique calmo, pois é importante controlar a ansiedade antes de uma apresentação.

Nessa hora, é necessário não se render aos pensamentos de autossabotagem. Tenha em mente que essa é uma experiência única e você deve aproveitá-la o melhor possível, por isso, é preciso manter o controle.

Para ajudar você a passar por esse momento tenso, listamos seis dicas do que não fazer antes de entrar no palco. Confira!

1. Não tenha pensamentos sabotadores de medo

É completamente natural sentir-se ansioso antes de uma apresentação, mas é importante manter o autocontrole para evitar os pensamentos sabotadores. Lembre-se que o medo pode ser paralisante, por isso, procure relaxar.

Quer tal aproveitar a preparação para respirar, se alongar e ouvir uma música? No entanto, não perca o foco e reserve os últimos dez minutos antes da entrada para se concentrar.

2. Não consuma conteúdos de derrota

Outro hábito de autossabotagem que é capaz de estragar a sua apresentação é focar-se apenas no que pode dar errado. Antes de entrar no palco, tente ter pensamentos positivos e não consuma vídeos de ensaios e apresentações que deram errado.

Um bom exercício para melhorar a sua confiança é fechar os olhos e passar a coreografia mentalmente, imaginando a apresentação exatamente do jeito que você quer que seja.

3. Não deixe de participar do último ensaio

Por mais que você tenha participado de todos os ensaios e esteja pronto para se apresentar, nunca deixe de participar do ensaio final. É nele que será possível se familiarizar com as entradas e saídas de palco, os elementos cenográficos e até mesmo o tamanho da plateia, para se sentir mais confiante na hora de entrar em cena.

4. Não esqueça de se hidratar e não entre no palco de estômago vazio

O nervosismo pode alterar a sua pressão e até mesmo fazer com que você esqueça de beber água e comer antes da apresentação, mas tente tirar alguns minutos para se manter hidratado e aposte num lanche leve.

Assim, você evita desmaios no palco e consegue diminuir um pouco a ansiedade com a produção de serotonina.

5. Não chegue no local em cima da hora

É importante se preparar com antecedência. Calcule o tempo suficiente, e com folga, para que você consiga se deslocar até o teatro, fazer o aquecimento completo e preparar cabelo, maquiagem e figurino.

O ideal é chegar no local pelo menos 2 horas antes do início do espetáculo. Com bastante tempo disponível, você não tem problemas com imprevistos e consegue controlar melhor a ansiedade.

6. Não esqueça de se divertir

Um minuto antes de entrar no palco, tente se lembrar que você não está nele apenas para exibir uma técnica impecável, mas para se divertir e mostrar a sua paixão pela dança. Quando sorrir, faça isso de verdade, não exija tanto de si e aproveite o momento, acima de tudo.

Após saber como controlar a ansiedade antes de uma apresentação, mantendo o pensamento positivo e se planejando com cuidado, é possível garantir um espetáculo mais tranquilo e não correr riscos de prejudicar seu rendimento com nervosismo desnecessário. Não esqueça que você se preparou muito para esse momento e é perfeitamente capaz de entregar uma apresentação incrível.

Ainda está inseguro sobre como controlar a ansiedade antes de uma apresentação? Confira outras dicas que podem ajudar você a lidar com o nervosismo.

Evidence - Frete grátisPowered by Rock Convert