4 melhores filmes sobre ballet que você não pode perder

Qualquer pessoa apaixonada por dança já conhece muitas obras clássicas sobre o tema. Listar quais são os melhores filmes sobre ballet pode ser uma missão um pouco ingrata, pois provavelmente ficarão de fora muitas películas incríveis. O universo do ballet é muito rico e com histórias inspiradoras. Dessa forma, além de aprender mais sobre a dança, é um meio de consumir conteúdos de uma forma mais descontraída e divertida. 

Por isso, separamos 4 filmes sobre ballet para você colocar na sua lista e assistir assim que possível. Confira!

1. Cisne Negro

Quando pensamos em filmes de ballet, é impossível não lembrar no Cisne Negro. O filme conta a história de Nina Sayers e sua obsessão pela perfeição nos palcos. A obra é um drama psicológico que mostra todas as nuances desse universo. Cisne Negro coloca de maneira bastante real como é o mundo do ballet. Toda competição, estresse, ansiedade, alegria e encantamento que a dança provoca. Por isso, esse filme é imperdível!

2. O Quebra Nozes e os Quatro Reinos

Esse filme é um clássico. O Quebra Nozes foi escrito por Tchaikovsky, um dos mais renomados compositores do mundo. A obra, de 1891, foi adaptada para o cinema e conta a história de Clara, uma jovem que perde a chave para abrir o presente deixado por sua falecida mãe.

A partir desse episódio, Clara sai em uma aventura para tentar recuperar a chave. Assim, ela passa pelo Reino dos Doces, Reino das Neves, Reino das Flores e o Quarto Reino. Em cada um dos reinos ocorrem diversos acontecimentos que você descobrirá ao ver o filme.

3. Sapatinhos Vermelhos

A obra é um pouco mais antiga, dirigida por Michael Powell e Emeric Pressburger, foi lançada em 1948. Assim como O Quebra Nozes, o longa Sapatinhos Vermelhos é baseado na obra literária do poeta e autor dinamarquês Christian Andersen, publicado em 1845.

A obra conta sobre Vicky Page e o dilema da aspirante a bailarina que fica dividida entre a paixão pela dança e o amor por Julian Craster. Desse modo, ela precisa escolher entre seguir a carreira ou viver um amor. Um dos destaques do filme é a coreografia de Vicky no fim, pois é uma das mais complexas e continua a ser reproduzida até hoje. 

4. O Grande Passo

O filme é um dos mais recentes sobre ballet e tem como grande diferencial a sua origem: uma produção indiana da Netflix. Se você gosta de obras apaixonantes e emocionantes, corra para assistir O Grande Passo.

A obra conta a história de dois meninos indianos que descobrem a paixão pela dança após conhecer um professor estrangeiro. A partir desse encontro, os jovens descobrem que há muitos obstáculos no caminho, mas que é preciso ter persistência para correr atrás de seus sonhos. Afinal, as situações difíceis fazem parte da conquista de um grande sonho.

Essas são sugestões dos melhores filmes sobre ballet que você pode ver. Essas obras são inspiradoras e mostram de forma crua como a trajetória pode ser difícil, mas também muito recompensadora. Portanto, tire proveito desses ensinamentos para a sua carreira!

Além disso, aproveite para conhecer curiosidades sobre o filme Cisne Negro!

Collant - Evidence Ballet